Gestão Estratégica

Macroambiente de Marketing

O Macroambiente, ambiente externo ou ambiente geral é formado por variáveis ou forças incontroláveis e que afetam todas as empresas de um mercado.

Publicado em: 22 de mar. de 2018
Atualizado em: 05 de ago. de 2021

Como visto nas aulas anteriores, o Ambiente de Marketing representa o conjunto das variáveis ou forças que podem impactar as decisões estratégicas. Por isso cabe ao gestor fazer análise das variáveis ambientais estratégicas. Essa análise é feita separando-se as variáveis do marcroambiente e do microambiente de marketing.

Nessa aula vamos discutir o que é macroambiente de marketing e quais são suas principais variáveis.

O macroambiente também é chamado de ambiente externo ou ambiente geral. Suas são chamadas de incontroláveis, pois não podem ser influenciadas pela empresa.

Outra característica das forças do macroambiente é que elas afetas todas as empresas de um mercado, ou seja, a mesma variável irá impactar todas as empresas que atuam em um determinado setor e cada gestor deverá buscar tomar decisões estratéticas para enfrentá-las.

As organizações que fizerem as melhores escolhas em relação às variáveis do macroambiente terão vantagem competitiva em seus mercados.

As forças do macroambiente podem representar oportunidades (caso sejam aproveitadas positivamente) ou ameaças (caso provoquem efeitos negativos na estratégia).

Exemplos de variáveis do macroambiente de marketing

As empresas e os gestores devem monitorar estas forças e antecipar possíveis ações que reduzam os riscos ou aumentem as suas possibilidades de sucesso.

As variáveis do macroambiente podem ser de origem natural, demográfica, econômica, tecnológica, sociocultural ou político-legal.

Esses são alguns exemplos:

Variáveis de origem Natural:

  • clima,
  • estações do ano,
  • chuvas,
  • secas,
  • tempestades,
  • pragas,
  • safras,
  • racionamentos,
  • fontes de energia

Variáveis de origem Demográfica:

Distribuição da população por:

  • faixa etária,
  • sexo,
  • escolaridade,
  • renda,
  • religião,
  • local de habitação,
  • tipo demoraria,
  • acesso a infraestrutura urbana e serviços públicos

Variáveis de origem Econômica:

  • crescimento econômico,
  • distribuição de renda,
  • investimentos em infraestrutura,
  • disponibilidade de crédito,
  • taxas de juros,
  • rendimentos de aplicações,
  • câmbio,
  • inflação,
  • crises,
  • recessões
  • efeitos de políticas governamentais

Variáveis de origem Tecnológica: 

  • desenvolvimento tecnológico,
  • inovação,
  • novos materiais,
  • transformação digital,
  • Lei de Moore

Variáveis de origem Sociocultural:

Variáveis de origem Político-legal:

  • leis e políticas públicas,
  • regulamentações,
  • Código de Defesa do Consumidor,
  • regras e exigências sanitárias e fiscais
  • legislação de proteção de dados
Como citar:
MARI JR. Sergio. Macroambiente de Marketing. Infonauta, 2018. Disponível em: <https://infonauta.com.br/gestao-estrategica/macroambiente-de-marketing>. Acesso em: 05 de ago. de 2021.

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