Gestão Estratégica

Microambiente de Marketing

O Microambiente também é chamado de ambiente interno ou ambiente de tarefas. As variáveis encontradas nesse ambiente são chamadas de Controláveis pois podem ser diretamente influenciadas pela empresa.

Publicado em: 22 de mar. de 2018
Atualizado em: 14 de jul. de 2021

O Microambiente também é chamado de ambiente interno ou ambiente de tarefas. As variáveis encontradas nesse ambiente são chamadas de Controláveis pois podem ser diretamente influenciadas pela empresa.

É composto por forças que exercem influências mais próximas à atuação das empresas e afetam diretamente sua capacidade de entender e atender seus clientes.

As forças que interagem no Microambiente geram os pontos fortes e pontos fracos de uma empresa, marca ou produto em relação a sua atuação no mercado.

As principais fontes desse tipo de variáveis são:

  • Composto de Marketing ou Marketing Mix
  • A empresa e seus departamentos
  • Os fornecedores
  • Os Intermediários
  • Os Clientes
  • Os Concorrentes
  • Os Stakeholders
Como citar:
MARI JR. Sergio. Microambiente de Marketing. Infonauta, 2018. Disponível em: <https://infonauta.com.br/gestao-estrategica/microambiente-de-marketing>. Acesso em: 31 de jul. de 2021.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.