Gestão estratégica
Microambiente de Marketing e as variáveis ambientais controláveis
O Microambiente também é chamado de ambiente interno ou ambiente de tarefas. As variáveis encontradas nesse ambiente são chamadas de Controláveis pois podem ser diretamente influenciadas pela empresa.
Publicado em:
22 de mar. de 2018
Atualizado em:
18 de nov. de 2021
O Microambiente também é chamado de ambiente interno ou ambiente de tarefas. As variáveis encontradas nesse ambiente são chamadas de Controláveis pois podem ser diretamente influenciadas pela empresa.
É composto por forças que exercem influências mais próximas à atuação das empresas e afetam diretamente sua capacidade de entender e atender seus clientes.
As forças que interagem no Microambiente geram os pontos fortes e pontos fracos de uma empresa, marca ou produto em relação a sua atuação no mercado.
As principais fontes desse tipo de variáveis são:
- Composto de Marketing ou Marketing Mix
- A empresa e seus departamentos
- Os fornecedores
- Os Intermediários
- Os Clientes
- Os Concorrentes
- Os Stakeholders