Comportamento do Consumidor

Influência cultural no comportamento do consumidor

O comportamento do consumidor é influenciado pela cultura e subculturas às quais o consumidor está ligado.

Publicado em: 02 de jul. de 2021

O comportamento do consumidor é influenciado em suas decisões de compra pela cultura e subculturas às ele está filiado.

Cultura

A primeira definição do termo “cultura” é aquela que se refere a todos os aspectos gerais da realidade social. cultura diz respeito às maneiras de conceber e organizar a vida social e seus aspectos materiais, o modo de produzir para garantir a sobrevivência e o modo de ver o mundo. No âmbito mercadológico, Kotler (1998, p.162) afirma que “a cultura é o determinante mais fundamental dos desejos e do comportamento de uma pessoa”.

Dessa forma, os integrantes de uma sociedade acabam adquirindo um conjunto de valores, percepções, preferências e comportamentos através da vida familiar e de outras instituições básicas, que acabam, logicamente, interferindo em seus hábitos de consumo presentes e futuros.

Subcultura

Kotler (1998, p.162) diz que “cada cultura consiste em subculturas menores, as quais fornecem identificação mais específica e socialização para os seus membros”. As subculturas incluem as nacionalidades, religiões, grupos raciais e regiões geográficas. São exemplos de subcultura:

Identidade nacional: traduz as singularidades que distinguem uma nação da outra, que estão presentes nas tradições e culturas, origens e raças. A identidade nacional do Brasil envolve a junção das três raças (branco, negro e índio) proporcionando uma singularidade que é a base da identidade brasileira.

Classe social: de acordo com Kotler (1998, p.163), “classes sociais são divisões relativamente homogêneas e duradouras de uma sociedade, que são ordenadas hierarquicamente e cujos membros compartilham valores, interesses e comportamentos similares”. A distribuição da população brasileira em classes sociais, segundo o Critério Brasil, dá-se em função de um sistema de pontuação baseado na posse de bens de consumo duráveis, instrução do chefe da família e outros fatores.

Idade: Crianças, adolescentes, adultos jovens, meia-idade, idosos.

Religião: Católicos, judeus, protestantes, budistas, muçulmanos

Raça: Negros, descendentes de europeus, orientais

Sexo: Mulher, homem

Tipo de família: Mãe/pai solteiros, divorciados/sem filhos, pai/mãe/filhos

Ocupação: Mecânico, contador, sacerdote, professor, escriturário

Referências

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

Como citar:
MARI JR. Sergio. Influência cultural no comportamento do consumidor. Infonauta, 2021. Disponível em: <https://infonauta.com.br/comportamento-do-consumidor/influencia-cultural-no-comportamento-do-consumidor>. Acesso em: 05 de ago. de 2021.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.