Comportamento do consumidor
Influência cultural no comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor é influenciado pela cultura e subculturas às quais o consumidor está ligado.
Publicado em: 02 de jul. de 2021
O comportamento do consumidor é influenciado em suas decisões de compra pela cultura e subculturas às ele está filiado.
Cultura
A primeira definição do termo “cultura” é aquela que se refere a todos os aspectos gerais da realidade social. cultura diz respeito às maneiras de conceber e organizar a vida social e seus aspectos materiais, o modo de produzir para garantir a sobrevivência e o modo de ver o mundo. No âmbito mercadológico, Kotler (1998, p.162) afirma que “a cultura é o determinante mais fundamental dos desejos e do comportamento de uma pessoa”.
Dessa forma, os integrantes de uma sociedade acabam adquirindo um conjunto de valores, percepções, preferências e comportamentos através da vida familiar e de outras instituições básicas, que acabam, logicamente, interferindo em seus hábitos de consumo presentes e futuros.
Subcultura
Kotler (1998, p.162) diz que “cada cultura consiste em subculturas menores, as quais fornecem identificação mais específica e socialização para os seus membros”. As subculturas incluem as nacionalidades, religiões, grupos raciais e regiões geográficas. São exemplos de subcultura:
Identidade nacional: traduz as singularidades que distinguem uma nação da outra, que estão presentes nas tradições e culturas, origens e raças. A identidade nacional do Brasil envolve a junção das três raças (branco, negro e índio) proporcionando uma singularidade que é a base da identidade brasileira.
Classe social: de acordo com Kotler (1998, p.163), “classes sociais são divisões relativamente homogêneas e duradouras de uma sociedade, que são ordenadas hierarquicamente e cujos membros compartilham valores, interesses e comportamentos similares”. A distribuição da população brasileira em classes sociais, segundo o Critério Brasil, dá-se em função de um sistema de pontuação baseado na posse de bens de consumo duráveis, instrução do chefe da família e outros fatores.
Idade: Crianças, adolescentes, adultos jovens, meia-idade, idosos.
Religião: Católicos, judeus, protestantes, budistas, muçulmanos
Raça: Negros, descendentes de europeus, orientais
Sexo: Mulher, homem
Tipo de família: Mãe/pai solteiros, divorciados/sem filhos, pai/mãe/filhos
Ocupação: Mecânico, contador, sacerdote, professor, escriturário
Referências
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.