Fundamentos de marketing
Marketing 4.0: do tradicional ao digital
O que é o Marketing 4.0, quais são suas características e principais estratégias
Publicado em:
26 de jul. de 2021
Atualizado em:
17 de ago. de 2021
Após lançarem o livro Marketing 3.0 (2010), Philip Kotler e os indonésios Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan continuaram acompanhando a evolução do marketing, que acelerou na primeira década dos anos 2000. Então, em 2017, eles lançaram o livro Marketing 4.0 em que apresentam os impactos da tecnologia digital e das mídias sociais nas dinâmicas da atividade.
Os autores chamam o Marketing 4.0 de "um desdobramento natural do Marketing 3.0. Se o Marketing 3.0 já considerava o empoderamento do consumidor por meio das mídias digitais, que lhes dão voz, no Marketing 4.0 essa dinâmica se consolida e intensifica.
Além disso, uma parte cada vez mais significativa da vidas das pessoas é vivida nos ambientes virtuais e nas redes sociais da internet. Com isso as empresas e marcas precisam ajustar suas estratégias de marketing para encontrar o consumidor também nesses ambientes.
Características do Marketing 4.0
Paradoxos
A presença da tecnologia na vida das pessoas ainda é desigual em muitos lugares do mundo. E exclusão digital continua sendo um problema sério a ser enfrentado pela humanidade. Além disso, há uma questão geracional envolvida nessa questão: pessoas mais jovens aderem mais facilmente à tecnologia do que as mais velhas.
Isso faz do Marketing 4.0 um marketing praticado em meio a paradoxos. Os autores destacam dois desses paradoxos a serem enfrentados pelos profissionais de marketing:
- As interações on-line versus as interações off-line. Cada vez é mais necessário integrar esses dois tipos de interação do consumidor com as marcas e produtos.
- Consumidor informado versus consumidor distraído. O consumidor nunca teve tanto acesso à informação e poder de comunicação. Porém, o excesso de informação também satura sua atenção e pode levá-lo a não perceber certos estímulos de marketing.
Principais subculturas
O Marketing 4.0 é amplamente influenciado por algumas subculturas, que nos últimos anos, graças às tecnologias digitais, se tornaram protagonistas em muitos mercados. Entre essas subculturas destacam-se três grupos:
- Jovens
- Mulheres
- Netizens (os cidadãos da internet)
Jornada do consumidor
Em termos de estratégias e práticas de marketing, o Marketing 4.0 se baseia no conceito de jornada do consumidor. As marcas devem planejar seus estímulos deacordo com o estágio em que cada consumidor se encontra no relacionamento com elas.
Esse relacionamento acontece em um processo em 5 etapas, que os autores chamaram de 5 As: Assimição, Atração, Arguição, Ação e Apologia. Esse modelo é abordado na próxima aula deste curso.
Estratégias
As principais estratégias recomendadas para o Marketing 4.0 são:
- Marketing centrado no ser humano (para gerar Assimilação e Atração)
- Marketing de conteúdo (para gerar Atração e Arguição)
- Marketing onicanal (para gerar Ação)
- Marketing de engajamento (para gerar Apologia)
Referências
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.