Fundamentos de marketing

Marketing 4.0: do tradicional ao digital

O que é o Marketing 4.0, quais são suas características e principais estratégias

Publicado em: 26 de jul. de 2021
Atualizado em: 17 de ago. de 2021

Após lançarem o livro Marketing 3.0 (2010), Philip Kotler e os indonésios Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan continuaram acompanhando a evolução do marketing, que acelerou na primeira década dos anos 2000. Então, em 2017, eles lançaram o livro Marketing 4.0 em que apresentam os impactos da tecnologia digital e das mídias sociais nas dinâmicas da atividade.

Os autores chamam o Marketing 4.0 de "um desdobramento natural do Marketing 3.0. Se o Marketing 3.0 já considerava o empoderamento do consumidor por meio das mídias digitais, que lhes dão voz, no Marketing 4.0 essa dinâmica se consolida e intensifica.

Além disso, uma parte cada vez mais significativa da vidas das pessoas é vivida nos ambientes virtuais e nas redes sociais da internet. Com isso as empresas e marcas precisam ajustar suas estratégias de marketing para encontrar o consumidor também nesses ambientes.

Características do Marketing 4.0

Paradoxos

A presença da tecnologia na vida das pessoas ainda é desigual em muitos lugares do mundo. E exclusão digital continua sendo um problema sério a ser enfrentado pela humanidade. Além disso, há uma questão geracional envolvida nessa questão: pessoas mais jovens aderem mais facilmente à tecnologia do que as mais velhas.

Isso faz do Marketing 4.0 um marketing praticado em meio a paradoxos. Os autores destacam dois desses paradoxos a serem enfrentados pelos profissionais de marketing:

  1. As interações on-line versus as interações off-line. Cada vez é mais necessário integrar esses dois tipos de interação do consumidor com as marcas e produtos.
  2. Consumidor informado versus consumidor distraído. O consumidor nunca teve tanto acesso à informação e poder de comunicação. Porém, o excesso de informação também satura sua atenção e pode levá-lo a não perceber certos estímulos de marketing.

Principais subculturas

O Marketing 4.0 é amplamente influenciado por algumas subculturas, que nos últimos anos, graças às tecnologias digitais, se tornaram protagonistas em muitos mercados. Entre essas subculturas destacam-se três grupos:

  1. Jovens
  2. Mulheres
  3. Netizens (os cidadãos da internet)

Jornada do consumidor

Em termos de estratégias e práticas de marketing, o Marketing 4.0 se baseia no conceito de jornada do consumidor. As marcas devem planejar seus estímulos deacordo com o estágio em que cada consumidor se encontra no relacionamento com elas.

Esse relacionamento acontece em um processo em 5 etapas, que os autores chamaram de 5 As: Assimição, Atração, Arguição, Ação e Apologia. Esse modelo é abordado na próxima aula deste curso.

Estratégias

As principais estratégias recomendadas para o Marketing 4.0 são:

  • Marketing centrado no ser humano (para gerar Assimilação e Atração)
  • Marketing de conteúdo (para gerar Atração e Arguição)
  • Marketing onicanal (para gerar Ação)
  • Marketing de engajamento (para gerar Apologia)

Referências

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Como citar:
MARI JR. Sergio. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Infonauta, 2021. Disponível em: <https://infonauta.com.br/fundamentos-de-marketing/marketing-40-do-tradicional-ao-digital>. Acesso em: 27 de set. de 2021.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.