Fundamentos de marketing

Marketing 3.0: centrado no ser humano

Essa aula apresenta as 3 primeiras fases do marketing: 1.0, 2.0 e 3.0, segundo Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan

Publicado em: 25 de jul. de 2021
Atualizado em: 17 de ago. de 2021

Por volta do ano de 2005 um grupo de consultores de marketing do sudeste asiático propos a ideia de que o marketing teria evoluido ao longo do tempo e estaria, naquele momento, em sua terceira fase, que eles chamaram de Marketing 3.0.

Dois consultores desse grupo asiático, os indonésios Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, se uniram a Philip Kotler, principal autor da área do marketing, e lançaram em 2010 o livro Maketing 3.0, em que nos apresentam as características das três primeiras fases do desenvolvimento histórico do marketing, que chamaram de 1.0, 2.0 e 3.0.

Posteriormente os mesmos autores apontam que o marketing continou evoluindo e já passou mais outras duas fases. Eles lançaram em 2017 o livro Marketing 4.0 e em 2021 o livro Marketing 5.0, que são detalhados nas próximas aulas desse curso.

Marketing 1.0

Os atores não determinam datas para cada uma das fases do marketing, mas podemos deduzir que o marketing 1.0 se estabelece antes mesmo do surgimento formal da atividade.

O marketing surge formalmente como conceito por volta da década de 1940, no período chamado pós-guerra, a partir de práticas e de pesquisas inovadoras de algumas empresas e consultores nos mercados mais competitivos e globalizados que surgiram após a Segunda Guerra Mundial.

Porém o marketing 1.0 compreende as práticas comerciais das empresas pelo menos desde o final do Século XIX e início do Século XX, com a chamada Primeira Revolução Industrial.

Nesse momento os produtos a essência da prática comercial das empresas. Eles eram relativamente básicos e padronizados, pois o objetivo era produzir em quantidade e suprir a demanda reprimida que era uma característica daquele momento econômico.

Marketing 2.0

O marketing 2.0 já é fruto da chamada Era da Informação e compreende um momento em que, graças à tecnologia da informação, os consumidores estão mais bem informados e mais exigentes.

Essa realidade se consolidam principalmente a partir da década de 1990, quando a televisão e o rádio já são amplamente difundidos e a Internet e a World Wide Web começam a serem utilizadas como meios de comunicação populares.

Por isso, nesse momento o foco do marketing, passa a ser o cliente. As empresas passam a se preocupar com segmentar suas ofertas e adaptar seus produtos para as necessidades de grupos específicos de consumidores.

Os produtos passam a ser diferentes de acordo com o gênero, idade, escolaridade, classe social, local de residência, entre outros fatores demográficos de seus possíveis clientes.

Marketing 3.0

Marketing 3.0 surge no contexto da chamada Quarta Revolução Industrial, e da Web Social ou Web 2.0, em que o consumidor além de estar bem informado e ser exigente, tem voz ativa nos meios de comunicação.

Nesse contexto, além de desejar satisfazer suas necessidades e desejos de consumo, "os consumidores estão em busca de soluções para satisfazer seu anceio de transformar o mundo globalizado num mundo melhor" (KOTLER; KARTAJAYA; SETIAWAN, 2010, p.4).

Então o marketing passa a olhar para o consumidor não como simples clientes, mas como seres humanos, dotados de princípios e valores que orientam suas práticas de consumo.

As empresas passam a buscar alinhas suas práticas comerciais aos valores humanos das pessoas que visam atender.

A tabela 1 mostra uma compração entre os marketing 1.0, 2.0 e 3.0 feita pelos próprios autores.

Tabela 1: Comparação entre Marketing 1.0, 2.0 e 3.0

  Marketing 1.0
Marketing centrado no produto
Marketing 2.0
Marketing voltado para o consumidor
Marketing 3.0
Marketing voltado para os valores
Objetivo Vender produtos Satisfazer e reter os consumidores Fazer do mundo um lugar melhor
Forças propulsoras Revolução industrial Tecnologia da Informação Nova onda de tecnologia
Como as empresas veem o mercado Compradores de massa, com necessidades físicas Consumidor inteligente, dotado de coração e mente Ser humano pleno, com coração mente e espírito
Conceito de marketing Desenvolvimento de produto Diferenciação Valores
Diretrizes de marketing da empresa Especifiação do produto Posicionamento do produto e da empresa Missão, visão e valores da empresa
Proposição de valor Funcional Funcional e emocional Funcional, emocional e espiritual
Interação com consumidores Transação do tipo um-para-um Relacionamento um-para-um Colaboração um-para-muitos

Fonte: KOTLER; KARTAJAYA; SETIAWAN, 2010, p.6

Características do Marketing 3.0

Em resumo, esse novo momento marketing é caracterizado pela substituição de alguns conseitos clássicos do marketing por novas práticas.

  • Os tradicionais 4Ps (produto, preço, praça e promoção) estão sendo substituídos por processos de cocriação, ou seja, o consumidor se torna agente ativo nas decisões de marketing das empresas;
  • As estratégias de segmentação e posicionamento são substituídas pela "comunização" ou seja, pela formação de comunidades em torno de valores e princípios comuns;
  • O esforço de contrução da marca é substitído por práticas de desenvolvimento de personalidade, buscando desenvolver um "DNA autêntico" para a marca.

Para isso as empresas precisam repensar suas proposições de missão, visão e valores, para que elas atinjam a mente, o coração e espírito dos consumidores, conforme a tabela 2:

Tabela 2: Modelo de matriz baseada em valores

  Mente Coração Espírito
Missão Proporcionar satiafação Realizar aspiração Praticar compaixão
Visão Lucratividade Retorno Sustentabilidade
Valores Ser melhor Diferenciar-se Fazer a diferença

Fonte: KOTLER; KARTAJAYA; SETIAWAN, 2010, p.47

Como estratégia, as empresas devem direcionar essa transformação em sua missão para os consumidores, seus empresados, seus parceiros de canal e seus acionistas.

Por fim, a prática do Marketing 3.0 pressupõe o envolvimento da empresa com a transformação sociocultural, a criação e apoio aos empreendedores de mercados emergentes e a busca pela sustentabilidade ambiental, pois esses são valores humanos dominantes nas sociedades contemporâneas.

Referências

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 3.0: as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.