Gestão estratégica

O que é e como definir a Visão Estratégica de um negócio

A Visão Estratégica comunica para onde a organização está caminhando. Se uma empresa não tem uma Visão Estratégica definida, ou seja, não tem um futuro ideal a ser alcançado, nenhum esforço que ela faça tem sentido.

Publicado em: 04 de ago. de 2020
Atualizado em: 14 de jul. de 2021

Assim como o Core Business e a Missão, a Visão Estratégica é um dispositivo utilizado para tornar públicas algumas decisões estratégicas da organização.

No caso específico da Visão, a informação que ela quer comunicar é: para onde a organização está indo.

Visão é um modelo mental de um estado ou situação altamente desejável, de uma realidade futura possível para  organização (COSTA, 2007)

Chamamos esse dispositivo de Visão, pois ele representa como a organização se vê no futuro. É a definição de seu futuro ideal ou do cenário que ela irá perseguir em todas as suas ações e decisões.

Conceitualmente, podemos admitir que, se uma empresa não tem uma Visão Estratégica definida, ou seja, não tem um futuro ideal a ser alcançado, nenhum esforço que ela faça tem sentido.

Por que as pessoas acordam cedo e vão trabalhar nessa organização? Por que se esforçam para fazer sempre o melhor? Por que perseguem metas e objetivos? Se não for para atingir uma Visão de Futuro amplamente conhecida, nada disso faz sentido.

Alguns autores fazem a analogia da Visão com o passaporte da organização. Ao ler suas informações, devo saber para onde ela está indo.

E esse futuro significa quanto tempo?

Existe uma maneira que podemos chamar de clássica para a definição da Visão de Futuro de uma organização, que é estabelecer essa visão de maneira utópica. Ou seja, a organização estabelece como futuro ideal uma realidade tão perfeita que sabidamente jamais será atingida.

Parace não fazer sentido, mas a adoção de um futuro utópico como Visão não deixa de cumprir seu papel. Se uma empresa, por exemplo, define como Visão ser a melhor do mundo em seu segmento, mesmo sabendo que isso é praticamente impossível, esse desejo já levará as pessoas a perseguirem um futuro melhor para a empresa.

Talvez ela nunca venha a ser a melhor do mundo, mas se essa é sua visão de futuro, as pessoas precisarão trabalhar como se estivessem contruindo a melhor empresa do mundo, e assim a Visão já terá cumprido sua finalidade.

Há também um modo moderno para a definição da Visão, muito mais pragmático que o modo clássico. Principalmente após a popularização do Balanced Scorecard (BSC), criado em 1992, é cada vez mais comum que as organizações marquem data e apotem o critérioa ser levado em conta para atingir sua Visão Estratégica.

Assim, ela não dirá genericamente que deseja ser a melhor empresa do mundo em seu setor. Ela dirá que sua Visão é algo como "ser a melhor empresa do mundo no segmento até o ano 2020, de acordo com o ranking da revista XYZ".

Definida desse modo e associada ao BSC, a Visão também cumprirá sua finalidade.  

Referências

COSTA, Elieser Arantes da. Gestão estratégica: da empresa que temos para a empresa que queremos. 2.ed. São Paulo: Saraiva, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração de Empresas: uma abordagem gerencial. São Paulo: McGran Hill, 1982

LUPETTI, Marcélia. Administração em Publicidade. São Paulo: Thompson, 2006.

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