Composto de marketing
O Composto de Marketing - Promoção
São as decisões de Marketing relacionadas à utilização de atividades de Comunicação com o objetivo de informar aos consumidores a respeito de seus produtos e formar a imagem da empresa.
Publicado em:
25 de fev. de 2015
Atualizado em:
18 de ago. de 2021
No Composto de Marketing, a variável Promoção representa as decisões de Marketing relacionadas à utilização de atividades de Comunicação com o objetivo de:
- Informar aos consumidores a respeito de seus produtos.
- Formar a imagem da empresa.
O Composto Promocional ou Mix de Comunicação de Marketing pode ser definido como o conjunto de mensagens que o ofertante do produto comunica ao seu target.
As decisões de Marketing relacionadas à promoção consistem em coordenar as atividades de comunicação de forma integrada e harmoniosa com os objetivos mercadológicos dos produtos e com a imagem da marca.
Isso é feito para haja coerência entre as diferentes mensagens destinadas aos diferentes stakeholders da empresa.
Por isso o conjunto de técnicas de comunicação coordenados pelo Marketing é chamado de Comunicação Integrada de Marketing (CIM).
Comunicação Integrada de Marketing (CIM)
É um sistema de gerenciamento e integração dos elementos de comunicação de marketing. Também é conhecida como Composto de Comunicação Mercadológica ou Mix de Comunicação ou Comunicação com o Mercado.
Seu resultado é que todos os elementos comunicam a mesma mensagem ou que as diversas mensagens coerentes entre si.
Requer um estudo aprofundado da forma como os consumidores consomem comunicação. Só assim é possível determinar os melhores canais para se comunicar com eles.
Composto de Comunicação Mercadológica pressupõe a presença de vários elementos diferentes de Comunicação. Ou seja, significa que, para o Marketing, a comunicação (ou promoção) não se restringe à Publicidade e Propaganda.
São exemplos de elementos que compõem a CIM:
- Propaganda e Publicidade (são duas coisas diferentes)
- Promoção de vendas
- Merchandising
- Relações públicas
- Venda direta/pessoal
- Marketing direto
- Marketing digital
Referências
COBRA, Marcos. Marketing Básico: uma perspectiva brasileira. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1997.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Markeging: conceitos, exercícios, casos. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2005.
RICHERS, Raimar. O que é Marketing. 15.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.