Composto de marketing

Merchandinsing e as ações de marketing no ponto de venda

A definição clássica de merchandising diz respeito a ações de marketing realizadas no ponto de venda, na presença do consumidor.

Publicado em: 18 de ago. de 2021
Atualizado em: 20 de set. de 2021

Merchanding é tradicionalmente definido no campo do marketing como:

Operação de planejamento necessária para se colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, no tempo certo, em quantidade certa e a preço certo. (American Marketing Association)

São ações desempenhadas no Ponto-de-venda (PDV) com o objetivo de aumentar o giro de um determinado produto em um período específicos.

MARKETING = Ação no Mercado

MERCHANDISING = Ação na Mercadoria

Os principais tipos de Merchandising são:

Merchandising de Produto: Tem com objetivo atrair a atenção do consumidos para o produto. Envolve técnicas como:

  • Design
  • Embalagem
  • Facing
  • Empilhamento
  • Exibitécnica

Merchandising de Ambientação: Envolve a maneira como o produto é exposto no ponto de vendas. Envolve preocupações como:

  • Atmosfera/Ambiente
  • Conforto
  • Permanência
  • Movimentação
  • Sinalização
  • Exploração dos 5 sentidos

Merchandising Promocional: Desenvolve ações promocionais dentro do ponto de venda com a utilização de técnicas como:

  • Displays
  • Stands
  • Sampling (amostras grátis) ou Degustação
  • Stickers e Floor Stickers (Adesivos)
  • Stoppers e Tags
  • Blimps e infláveis (balões)
  • Mobiles Cartazes,
  • Banners,
  • Limunosos,
  • Papéis (folders, panfletos) etc.
Como citar:
MARI JR. Sergio. Merchandinsing e as ações de marketing no ponto de venda. Infonauta, 2021. Disponível em: <https://infonauta.com.br/composto-de-marketing/merchandinsing-e-as-acoes-de-marketing-no-ponto-de-venda>. Acesso em: 27 de set. de 2021.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.