Ferramentas de análise e gestão estratégica
Os 4 Rs das Relações Públicas
Proposta por Manoel Marcondes Neto, essa metodologia consistem em analisar as demandas de Relações Públicas de uma organização em quatro frentes: Reconhecimento, Relacionamento, Relevância e Reputação.
Publicado em:
10 de fev. de 2016
Atualizado em:
14 de jul. de 2021
Marcondes Neto (2012), apresenta uma proposta metodológica capaz de identificar em que estágio a organização se encontra na construção estratégica de sua identidade e reputação. Sua metodologia, batizada de “Os 4 ‘R’s das Relações Públicas” relaciona ferramentas e estratégias de comunicação que devem ser exploradas conforme a organização alcança maturidade institucional e solidifica os aspectos de sua identidade corporativa.
Reconhecimento
De acordo com essa perspectiva, a primeira necessidade de comunicação da organização é o Reconhecimento. Nesse estágio a organização desempenha suas primeiras ações comunicativas, como por exemplo, a escolha do nome, do logotipo, das cores que irão representá-la no mercado. Trata-se de seu esforço para se diferenciar simbolicamente das demais organizações e de estabelecer símbolos exclusivos, que lhes confiram uma identidade única. Unem-se a esse esforço as ações de gerenciamento da marca (branding), desempenhadas pela organização com o objetivo de manter um determinado padrão no discurso e na apresentação visual como forma de agregar valor à marca, tornando-a cada vez mais capaz de representar por si só os valores componentes da identidade da organização.
Relacionamento
No segundo estágio a organização já reconhecida passa a sentir a necessidade de Relacionamento, ou seja, de manutenção de um diálogo construtivo e esclarecedor com seus públicos. Nesse estágio a organização precisa lançar mão de estratégias como comunicação interna e atendimento ao público. Trata-se de um momento bastante delicado para a identidade da organização, pois é quando ela é posta a prova. Os valores anunciados por ela no estágio de reconhecimento agora são questionados por seus públicos que querem se certificar da veracidade dos discursos.
Relevância
Tendo conquistado o reconhecimento e estabelecido estratégias de relacionamento, a organização passa, no terceiro estágio, a lutar para manter sua Relevância. Isso significa que a organização precisa constantemente monitorar os efeitos das escolhas estratégicas que fez na construção de sua identidade e certificar-se de que essas escolhas ainda são capazes de destacá-la ante a seus competidores. Manter-se relevante implica em identificar novos interesses em seus públicos e implementar mudanças coerentes no sentido de atendê-los. Isso é possível por meio de estratégia como pesquisas de opinião pública, que permitem identificar novos padrões de comportamento, e por meio do envolvimento da organização com atividades culturais, esportivas e sociais, que são capazes de aproximá-la de seus públicos.
Reputação
Por fim, a organização passa a gerenciar sua Reputação, colocando em prática seus programas de cidadania corporativa e mantendo-se em prontidão para reagir em casos de crises e mal entendidos públicos. O objetivo nessa etapa é garantir que nenhum incidente ou fator externo venha a prejudicar a compreensão e a aceitação de sua identidade por seus públicos.
Referência
MARCONDES NETO, Manoel. A transparência é a alma do negócio. Rio de Janeiro: Conceito Editorial. 2012.