Composto de marketing

O Composto de Marketing - Promoção

São as decisões de Marketing relacionadas à utilização de atividades de Comunicação com o objetivo de informar aos consumidores a respeito de seus produtos e formar a imagem da empresa.

Publicado em: 25 de fev. de 2015
Atualizado em: 18 de ago. de 2021

No Composto de Marketing, a variável Promoção representa as decisões de Marketing relacionadas à utilização de atividades de Comunicação com o objetivo de:

  • Informar aos consumidores a respeito de seus produtos.
  • Formar a imagem da empresa.

O Composto Promocional ou Mix de Comunicação de Marketing pode ser definido como o conjunto de mensagens que o ofertante do produto comunica ao seu target.

As decisões de Marketing relacionadas à promoção consistem em coordenar as atividades de comunicação de forma integrada e harmoniosa com os objetivos mercadológicos dos produtos e com a imagem da marca.

Isso é feito para haja coerência entre as diferentes mensagens destinadas aos diferentes stakeholders da empresa.

Por isso o conjunto de técnicas de comunicação coordenados pelo Marketing é chamado de Comunicação Integrada de Marketing (CIM).

Comunicação Integrada de Marketing (CIM)

É um sistema de gerenciamento e integração dos elementos de comunicação de marketing. Também é conhecida como Composto de Comunicação Mercadológica ou Mix de Comunicação ou Comunicação com o Mercado.

Seu resultado é que todos os elementos comunicam a mesma mensagem ou que as diversas mensagens coerentes entre si.

Requer um estudo aprofundado da forma como os consumidores consomem comunicação. Só assim é possível determinar os melhores canais para se comunicar com eles.

Composto de Comunicação Mercadológica pressupõe a presença de vários elementos diferentes de Comunicação. Ou seja, significa que, para o Marketing, a comunicação (ou promoção) não se restringe à Publicidade e Propaganda.

São exemplos de elementos que compõem a CIM:

Referências

COBRA, Marcos. Marketing Básico: uma perspectiva brasileira. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1997.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Markeging: conceitos, exercícios, casos. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

RICHERS, Raimar. O que é Marketing. 15.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Como citar:
MARI JR. Sergio. O Composto de Marketing - Promoção. Infonauta, 2015. Disponível em: <https://infonauta.com.br/composto-de-marketing/o-composto-de-marketing-promocao>. Acesso em: 28 de jun. de 2022.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.