Composto de marketing

O Composto de Marketing - Promoção

São as decisões de Marketing relacionadas à utilização de atividades de Comunicação com o objetivo de informar aos consumidores a respeito de seus produtos e formar a imagem da empresa.

Publicado em: 25 de fev. de 2015
Atualizado em: 18 de ago. de 2021

No Composto de Marketing, a variável Promoção representa as decisões de Marketing relacionadas à utilização de atividades de Comunicação com o objetivo de:

  • Informar aos consumidores a respeito de seus produtos.
  • Formar a imagem da empresa.

O Composto Promocional ou Mix de Comunicação de Marketing pode ser definido como o conjunto de mensagens que o ofertante do produto comunica ao seu target.

As decisões de Marketing relacionadas à promoção consistem em coordenar as atividades de comunicação de forma integrada e harmoniosa com os objetivos mercadológicos dos produtos e com a imagem da marca.

Isso é feito para haja coerência entre as diferentes mensagens destinadas aos diferentes stakeholders da empresa.

Por isso o conjunto de técnicas de comunicação coordenados pelo Marketing é chamado de Comunicação Integrada de Marketing (CIM).

Comunicação Integrada de Marketing (CIM)

É um sistema de gerenciamento e integração dos elementos de comunicação de marketing. Também é conhecida como Composto de Comunicação Mercadológica ou Mix de Comunicação ou Comunicação com o Mercado.

Seu resultado é que todos os elementos comunicam a mesma mensagem ou que as diversas mensagens coerentes entre si.

Requer um estudo aprofundado da forma como os consumidores consomem comunicação. Só assim é possível determinar os melhores canais para se comunicar com eles.

Composto de Comunicação Mercadológica pressupõe a presença de vários elementos diferentes de Comunicação. Ou seja, significa que, para o Marketing, a comunicação (ou promoção) não se restringe à Publicidade e Propaganda.

São exemplos de elementos que compõem a CIM:

Referências

COBRA, Marcos. Marketing Básico: uma perspectiva brasileira. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1997.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Markeging: conceitos, exercícios, casos. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

RICHERS, Raimar. O que é Marketing. 15.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

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