Sistemas de informação

CRM - Customer Relationship Management

O CRM são sistemas de informação que acompanham subsidiam os processos de aquisição de novos clientes e de incremento de vendas para os clientes atuais.

Publicado em: 06 de jun. de 2019
Atualizado em: 17 de ago. de 2021

O Customer Relationship Management (CRM) ou Gestão do Relacionamento com o Cliente são sistemas de informação que surgiram com o propósito de oferecer às organizações uma visão mais realista a respeito de seus clientes. Os CRM "visam entender os clientes com relação a quem são, o que fazem e do que gostam" (BATISTA, 2006, p.117). Os CRM são parte importante dos Sistemas de Informação de Marketing (SIM).

Quanto melhor conhecer seu cliente, mais as empresas podem encontrar oportunidades para a realização de novas vendas ou de vendas mais qualificadas. Os CRM funcionam a partir do registro sistemático de todos os contatos que um consumidor tem com uma empresa, seja realizando compras ou fazendo consultas. De posse desses dados a empresa pode direcionar melhor seus esforços e garantir a satisfação das necessidades de cada cliente.

O principal objetivo desse sistema é proporcionar vendas casadas e mensagens direcionadas a cada cliente e, com isso, aumentar o faturamento da organização (...) por meio de melhor satisfação e retenção do cliente bem como menores custos para adquidir e manter seus clientes. (BATISTA, 2006, p.118)

Estima-se que o custo para aquisição de novos clientes pode ser até 10 vezes maior do que o custo para se repetir uma venda a um cliente fiel e reconquistar um cliente insatisfeito pode custar até 25 vezes mais do que manter um cliente fiel. Por isso é natural que o CRM voltasse inicialmente sua atenção para essa finalidade, que continua sendo uma de suas principais atribuições.

Porém, nos últimos anos as capacidades e os usos do CRM se expandiram e ele se tornou também uma importante ferramenta de aquisição e qualificação de novos clientes.

CRM na Captação de Novos Clientes

O pocesso de captação de novos clientes costuma ser representado na forma de um funil, conhecido como Funil de Vendas ou Funil de Conversão. Esse funil tem como objetivo acompanhar a conversão para a condição de cliente, de um indivíduo que faça parte do alvo de uma empresa.

Há vários modelos para a compreensão desse funil, mas em geral ele é dividido em:

  • Audiência, que é a parcela do mercado alvo da empresa que de alguma maneira foi atindida por seus estímulos, como por exemplo um anúncio publicitário ou uma postagem na internet.
  • Leads, que são indivíduos que, após serem impactados pela empresa, demonstram interesse por ela, visitando a loja, fazendo uma ligação, preenchendo um formulário de interesse etc.
  • Prospects, que são os melhores leads selecionados pela empresa para uma abordagem comercial.
  • Clientes, que são aqueles indivíduos que já estabeleceram uma relação comercial com a empresa e agora precisam ser fidelizados.

O Funil de Conversão pode ser representado conforme a imagem a seguir:

Funil de Vendas

O CRM acompanha todos os contados feitos por um indivíduo com a empresa, desde que ele se torna audiência até se tornar um cliente fidelizado. Ele indica para a empresa em qual estágio a pessoa está e qual ação deve ser implementada para que ela se converta para o próximo estágio.

Por exemplo:

  • Para um indivíduo que é Audiência, o CRM deve recomendar que se solicite um cadastro prévio, ou que se envie um convite para visitar a loja.
  • Para um indivíduo que é Lead o CRM pode recomendar que se faça sua qualificação, buscando compreender qual produto especificamente ele tem interesse e se realmente tem potencial para se tornar um cliente.
  • Para um indivíduo que pode ser classificado como Prospect o CRM deve indicar qual abordagem comercial deve ser feita, como a visita de um vendedor, por exemplo.
  • Para um indivíduo que já se encontra na condição de Cliente o CRM costuma indicar ações de fidelização, como ofertas exclusivas ou facilidades pós-venda.

Referências

BATISTA, Emerson de O. Sistemas de Informação: o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2006.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.