infoNauta

Hipertexto, Hipermídia e Multimídia

Publicado em: 23/10/2015
Atualizado em em: 18/02/2018

Por: Sergio Mari Jr.

Comentários: 1

Teia representando a estrutura do hipertexto

Característica fundamental da internet é a maneira como ela disponibiliza seu conteúdo, por meio dos chamados hipertextos.

A ideia de hipertexto surgiu no campo das artes e da literatura, e diz respeito a um tipo de texto ou a um tipo de mensagem, que não existe plenamente até que um leitor interaja com suas partes.

O hipertexto é um documento digital composto por diferentes blocos de informações interconectadas. Essas informações são amarradas por meio de elos associativos, os links. Os links permitem que o usuário avance em sua leitura na ordem que desejar. (LEÃO, 1999)

Ou seja, embora os elementos estejam todos ali, a mensagem só é criada e só passa a fazer sentido no momento em que um leitor escolhe a maneira como irá arranjá-la.

Quando a World Wide Web surgiu em 1990, seu criador, Tim Berners Lee, incorporou esse conceito em sua arquitetura, e é assim que navegamos pela internet até hoje.

Com o avanço tecnológico, a Web começou a permitir também a incorporação de outros tipos de mensagens e códigos, não ficando restrita apenas a textos. A convergência digital permitiu o surgimento da chamada multimídia, em que vários tipos de linguagem podem ser reproduzidas no padrão digital.

(...) multimídia (...), ou seja, a incorporação de informações diversas como som, textos, imagens, vídeo, etc., em uma mesma tecnologia – o computador. (IDEM)

Foi então necessário reformular a terminologia utilizada na Web, final, chamar de hipertexto algo que envolve toda a variedade de linguagens parecia limitador.

Então, o tipo de arquitetura em que a Web se fundamente, passou a ser chamada de hipermídia, que nada mais é do que a junção dos termos hipertexto e multimídia.

A hipermídia, por sua vez, é uma tecnologia que engloba recursos do hipertexto e multimídia, permitindo ao usuário navegar por diversas partes do aplicativo, na ordem que desejar. (IDEM)

A hipermídia é o alicerce do ciberespaço, é o modo como sua arquitetura é construída.

Virtualmente, todos os textos formam um único hipertexto, uma única camada textual fluida. A análise também vale para as imagens quem virtualmente, constituem agora um único hiperícone, sem limites, caleidoscópico, em crescimento, sujeito a todas as quimeras. (...) As pesquisas sobre as interfaces da navegação são orientadas, direta ou indiretamente, pela perspectiva última de transformar o ciberespaço em um único mundo virtual, imenso, infinitamente variado e perpetuamente mutante. (LÉVY, 1999, p. 107)

É esta característica que faz o seu usuário ser diferente daqueles de outras mídias.

O leitor em hipermídia é um leitor ativo, que está a todo momento estabelecendo relações próprias entre diversos caminhos. Como um labirinto a ser visitado, a hipermídia nos promete surpresas, percursos desconhecidos. (IDEM)

O Leitor da Hipermídia é um tipo de espectador completamente diferente daquele encontrado em outras mídias. O telespectador, o ouvinte do rádio, o leitor de revistas e jornais é passivo. A informação vai até ele.

Isso explica em partes por que as empresas investem em internet para fugir da irrelevância, mesmo sua audiência ainda sendo pequena. Atualmente ela é a mídia que mais cresce em investimentos publicitários.

Além disso, este modelo tem ainda outra característica importante: apesar de extremamente tecnológico, ele é muito fácil aos olhos do usuário:

Para o usuário, a execução dos protocolos da rede é até certo ponto fácil, na medida em que não é necessário saber o que está por baixo da interface na tela, muito menos como funcionam os programas computacionais e a máquina em que estes programas são processados. (SANTAELLA, 2004)

Referências

LEÃO, Lucia. O Labirinto da Hipermídia. São Paulo: Iluminuras, 1999.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

SANTAELLA, Lucia. Navegar no Ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2004.


Comentários

Valdir José de França escreveu:
25/05/2017 às 11:01

Gostei do seu texto, curtinho e objetivo, sem muita frescura.
Valeu!!!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:




adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno balanced scorecard bitmap branding bsc cibercultura ciência competitividade comportamento do consumidor composto de marketing comunicação concorrência custo demanda desejo diferenciação email marketing endomarketing erp estratégia facebook forças competitivas gestão do conhecimento gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva inteligência de marketing internet jornalismo linkedin lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital metodologia michael porter microambiente missão motivação necessidade objetivos oceano azul pensamento estratégico pesquisa pesquisa qualitativa pesquisa quantitativa photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico posicionamento preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade redes sociais relações públicas relevância reputação sem seo sistemas de informação sites de busca twitter valor valores virtual visão youtube