Novas tecnologias da informação e da comunicação
Hipertexto, Hipermídia e Multimídia
A palavra hipermídia pode ser compreendida como um acrônimo formado pelas palavras hipertexto e multimídia
Publicado em:
23 de out. de 2015
Atualizado em:
12 de ago. de 2021
Uma das característica fundamentais da World Wide Web é a maneira como o conteúdo é disponibilizado por meio dela, um formato que é chamado de hipertexto. Mas qual o significado de hipertexto?
O hipertexto permite que se estabelaçam conexões entre blocos de conteúdo de diferentes lugares, de modo que o usuário pode "saltar" ou "navegar" entre esses diferentes blocos a partir dessas conexões.
Por exemplo: no primeiro parágrado desta aula há uma conexão com o conteúdo de outra aula sobre a World Wide Web. Se desejar você pode saltar para esse outro conteúdo clicando nessa conexão.
O que é hipertexto
A ideia de hipertexto surgiu no campo das artes e da literatura, e diz respeito a um tipo de texto ou conteúdo, que não existe efetivamente até que um leitor interaja com ele.
Trata-se de um gênero textual que se caracteriza como um "texto em potencial". Para que o seu sentido se revele é necessário que ele seja lido e essa leitura depende das decisões tomadas pelo leitor.
O hipertexto é um documento digital composto por diferentes blocos de informações interconectadas. Essas informações são amarradas por meio de elos associativos, os links. Os links permitem que o usuário avance em sua leitura na ordem que desejar. (LEÃO, 1999)
Ou seja, embora os elementos estejam todos ali, a mensagem só é criada e só passa a fazer sentido no momento em que um leitor escolhe a maneira como irá arranjá-la.
Leitores diferentes podem partir dos mesmos blocos de conteúdo mas organizá-los em outra ordem, gerando um sentido diferente.
O que é multimídia
Com o avanço tecnológico, a Web começou a permitir também a incorporação de outros tipos de mensagens e códigos, não ficando restrita apenas a textos. A convergência digital permitiu o surgimento da chamada multimídia, em que vários tipos de linguagens e códigos podessem ser reproduzidas no padrão digital.
(...) multimídia (...), ou seja, a incorporação de informações diversas como som, textos, imagens, vídeo, etc., em uma mesma tecnologia – o computador. (LEÃO. 199)
Foi então necessário reformular a terminologia utilizada na Web, final, chamar de hipertexto algo que não envolve apenas texto (no sendido de mensagem composta por palavras escritas), passou a ser insuficiente.
O que é hipermídia
Essa possibilidade de se formar mensagens, com diversos formatos (texto, foto, vídeo, som...), arranjadas no modo de hipertexto, passou a ser chamada de hipermídia, que nada mais é do que a junção dos termos hipertexto e multimídia.
A hipermídia, por sua vez, é uma tecnologia que engloba recursos do hipertexto e multimídia, permitindo ao usuário navegar por diversas partes do aplicativo, na ordem que desejar. (LEÃO, 199)
A hipermídia é o alicerce do ciberespaço, é o modo como sua arquitetura é construída.
Virtualmente, todos os textos formam um único hipertexto, uma única camada textual fluida. A análise também vale para as imagens quem virtualmente, constituem agora um único hiperícone, sem limites, caleidoscópico, em crescimento, sujeito a todas as quimeras. (...) As pesquisas sobre as interfaces da navegação são orientadas, direta ou indiretamente, pela perspectiva última de transformar o ciberespaço em um único mundo virtual, imenso, infinitamente variado e perpetuamente mutante. (LÉVY, 1999, p. 107)
É esta característica que faz o seu usuário ser diferente daqueles de outras mídias.
O leitor em hipermídia é um leitor ativo, que está a todo momento estabelecendo relações próprias entre diversos caminhos. Como um labirinto a ser visitado, a hipermídia nos promete surpresas, percursos desconhecidos. (LEÃO, 199)
O Leitor da Hipermídia é um tipo de espectador completamente diferente daquele encontrado em outras mídias. Ele busca ativamente o conteúdo e sua ação é fundamental para a formação do sentido das mensgens.
Outros tipos de "leitores", como o telespectador, o ouvinte do rádio, o leitor de revistas e jornais é passivo. A informação vai até ele já pronta e seu sentido é determinado quase todo na origem.
Além disso, este modelo tem ainda outra característica importante: apesar de extremamente tecnológico, ele é muito fácil aos olhos do usuário:
Para o usuário, a execução dos protocolos da rede é até certo ponto fácil, na medida em que não é necessário saber o que está por baixo da interface na tela, muito menos como funcionam os programas computacionais e a máquina em que estes programas são processados. (SANTAELLA, 2004)
Referências
LEÃO, Lucia. O Labirinto da Hipermídia. São Paulo: Iluminuras, 1999.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
SANTAELLA, Lucia. Navegar no Ciberespaço. São Paulo: Paulus, 2004.