Gestão estratégica
Escolas da gestão estratégica
A estratégia nasce do pensamento e da individualidade do estrategista, se materializa na forma de um planejamento estratégico e é acompanhada e conduzida pelo estrategista para que as respostas às mudanças no ambiente sejam dadas em tempo real.
Publicado em:
31 de jul. de 2017
Atualizado em:
14 de jul. de 2021
A GESTÃO ou ADMINISTRAÇÃO estratégica é a estratégia posta em prática. A estratégia nasce do pensamento e da individualidade do estrategista, se materializa na forma de um planejamento estratégico e é acompanhada e conduzida pelo estrategista para que as respostas às mudanças no ambiente sejam dadas em tempo real.
É uma administração do futuro que, de forma estruturada, sistêmica e intuitiva, consolida um conjunto de princípios, normas e funções para alavancar harmoniosamente o processo de planejamento da situação futura desejada da empresa como um todo e seu posterior controle perante os fatores ambientais, bem como a organização e direção dos recursos empresariais de forma otimizada com a realidade ambiental, com a maximização das relações interpessoais. (OLIVEIRA, 1999)
O esforço de gestão estratégica também diz respeito ao modo que cada organização escolhe para lidar com a estratégia. Toda empresa precisa estabelecer algum processo para a seleção ou uma espécie de filtro para determinar, entre todas as propostas estratégicas que surgem para um determinado negócio, qual será posta em prática e qual será abandonada.
É considerada como o processo de escolha e implementação das estratégias (BULGACOV et al, 2007)
Praticamente existem três maneiras diferentes pelas quais uma organização costuma criar e selecionar novas estratégicas. Essas maneiras são conhecidas como Escolas ou Paradigmas da Administração Estratégica. Basicamente a organização, devido à sua cultura e à sua história, acaba por vivenciar uma dessas escolas na prática.
ESCOLA RACIONAL
Metáfora: Máquina
Codifica separadamente pensamento e ação. A hipótese tácita subjacente é que existe uma solução melhor, e que a tarefa do estrategista é chegar o mais próximo dela. Depois de decidido o caminho trata-se da questão de ação. (HEIJDEN, K.V.D., 2005)
ESCOLA EVOLUCIONÁRIA
Metáfora: Ecologia
Enfatiza a natureza complexa do comportamento organizacional, além dos limites do pensamento racional. Estratégia é uma perspectiva sobre o comportamento emergente, pela qual uma estratégia vitoriosa somente pode ser articulada em retrospecto. Nesse contexto, a evolução refere-se aos fenômenos das propriedades emergentes de sistemas que possuem uma memória discriminatória e transmissível de estratégias bem-sucedidas. A estratégia nessa escola é um processo de experimentação ao acaso e filtragem daquilo que é mal sucedido. (HEIJDEN, K.V.D., 2005)
ESCOLA PROCESSUAL
Metáfora: Organismo Vivo
Interação de ação com pensamento. Adota uma posição intermediária: embora não seja possível definir estratégias somente através de um processo de pensamento racional, os gestores podem criar processos em organizações que irão torná-las mais flexíveis, adaptáveis, e capazes de aprender com seus erros. (HEIJDEN, K.V.D., 2005)
Referências
BULGACOV, S.; SOUZA, Q.R.; PROHMANN, J.I.P.; COSER, C.; BARANIUK, J. Administração Estratégica: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007.
HEIDJEN, K.V.D. Planejamento de Cenários: a arte da conversação estratégica. Porto Alegre: Bookman, 2004.
OLIVEIRA, D.P.R. Excelência na Administração Estratégica: a competitividade para administrar o futuro das empresas. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1999.