Estratégias de marketing

Inteligência de Marketing para Decisões Estratégicas

Os processos de Inteligência de Marketing têm o objetivo de gerar conhecimento sobre a ação da empresa no mercado e apoiar a tomada de decisões

Publicado em: 23 de out. de 2015
Atualizado em: 23 de jul. de 2021

É um processo que envolve:

  1. levantamento de dados,
  2. a transformação destes dados em informações estratégicas
  3. transformação destas informações em conhecimento para uma determinada organização.

O objetivo é que este conhecimento possa orientar as ações, direcionar os esforços e melhorar a atuação. Ou seja, a Inteligência de Marketing consiste no conjunto de ações e processos desempenhados pelo gestor como apoio à tomada de decisões.

Nas organizações militares ou policiais os órgãos de inteligência são aqueles que trabalham com a informação, de forma a direcionar ações menos violentas e mais certeiras.

A palavra chave é Estratégia!!!

Assim como a tarefa dos militares ou policiais, a tarefa do Marketing não é simples: produtos e serviços entregues ao cliente certo, com o padrão de qualidade adequado, na hora certa e no lugar certo, com maior eficiência e rapidez do que os concorrentes.

Então, para o marketing, as estratégias baseadas nas informações corretas também são fundamentais.

Para suprir sua necessidade de informações, o Marketing deve harmonizar um conjunto de ferramentas capazes de coletar, organizar, armazenar e processar dados e distribuí-los na forma de informação que gere conhecimento e facilite o processo de decisão.

Este conjunto de ferramentas é conhecido como Sistema de Informação de Marketing (SIM).

Tipos de dados

Tipos de Dados

Origem dos dados

Origem dos dados

Componentes do Sistema de Informação de Marketing (SIM)

O SIM, portanto, é um conjunto de ferramentas que o Marketing utiliza para obter informações primárias e secundárias, com origem nas pessoas, na organização e na tecnologia, que pode ser composto dos seguintes recursos:

Sistema de Informação de Marketing

ERP: Enterprise Resource Planning

São Sistemas de Informação que visam integrar todos os processos e dados referentes à atuação de uma empresa. Integra, por exemplo, sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas etc. Do ERP o Marketing obtém informações sobre:

  • volume atual de vendas,
  • faturamento global,
  • número e funções dos funcionários,
  • custos de produção e distribuição,
  • vendas por região,
  • disponibilidade de capital,
  • necessidade de investimentos etc.

Saiba mais

CRM: Customer Relationship Management

São sistemas que geram informações a partir das interações da empresa com seus clientes. São softwares para gerenciar o relacionamento com os clientes. Estas informações são apresentadas estrategicamente para subsidiar a tomada de decisões. Do CRM o Marketing tira informações como:

  • Quantos e quais são os melhores clientes?
  • Quantos e quais clientes pode consumir mais?
  • Quantos e quais clientes estão insatisfeitos e porquê?
  • Quantos e quais clientes corre-se o risco de perder?
  • Quantos e quais são os clientes que consumiriam um novo produto que pretendo lançar.

Saiba mais

Pesquisas de mercado

Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários e empreendedores.

Segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP), Pesquisa de Mercado é:

A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas.

Mattar (2000, p.15) traz outra definição que abrange melhor os diversos aspectos da Pesquisa de Marketing:

A pesquisa de marketing é a investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados com o objetivo de descobrir e(ou) descrever fatos e(ou) de verificar a existência de relações presumidas entre fatos (ou variáveis) referentes ao marketing de bens, serviços e ideias, e ao marketing como área do conhecimento de administração.

Dessa definição podemos destacar alguns pontos:

  1. Investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados: indica que uma pesquisa deve ser feita de modo racional, e não aleatório. Pressupõe que o pesquisados planeje suas ações e controle o procedimento para a coleta dos dados e formulação dos resultados.
  2. Descobrir e descrever fatos: mostra que a pesquisa pode ser feita para que se conheça melhor um determina fato, enumerando suas características e detalhando deus aspectos.
  3. Verificar a existência de relações: em muitos casos, mais do que descrever um fato, a pesquisa pretende identificar suas causas e motivações, buscando fazer isso por meio do estudo de relações de causa e efeito entre um fato e outro.
  4. Referentes ao marketing de bens (...) e ao marketing como área do conhecimento: entende-se por pesquisa de marketing aquelas realizadas para servir de suporte para as decisões de marketing de um determinado produto, ou para o desenvolvimento teórico do marketing como área do conhecimento, com resultados não se aplicam apenas a um único produto, mas para todos os casos.

Referências

BASTA, Darci; et. al. Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing Edição Compacta. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.