Estratégias de marketing
Inteligência de Marketing para Decisões Estratégicas
Os processos de Inteligência de Marketing têm o objetivo de gerar conhecimento sobre a ação da empresa no mercado e apoiar a tomada de decisões
Publicado em:
23 de out. de 2015
Atualizado em:
23 de jul. de 2021
É um processo que envolve:
- levantamento de dados,
- a transformação destes dados em informações estratégicas
- transformação destas informações em conhecimento para uma determinada organização.
O objetivo é que este conhecimento possa orientar as ações, direcionar os esforços e melhorar a atuação. Ou seja, a Inteligência de Marketing consiste no conjunto de ações e processos desempenhados pelo gestor como apoio à tomada de decisões.
Nas organizações militares ou policiais os órgãos de inteligência são aqueles que trabalham com a informação, de forma a direcionar ações menos violentas e mais certeiras.
A palavra chave é Estratégia!!!
Assim como a tarefa dos militares ou policiais, a tarefa do Marketing não é simples: produtos e serviços entregues ao cliente certo, com o padrão de qualidade adequado, na hora certa e no lugar certo, com maior eficiência e rapidez do que os concorrentes.
Então, para o marketing, as estratégias baseadas nas informações corretas também são fundamentais.
Para suprir sua necessidade de informações, o Marketing deve harmonizar um conjunto de ferramentas capazes de coletar, organizar, armazenar e processar dados e distribuí-los na forma de informação que gere conhecimento e facilite o processo de decisão.
Este conjunto de ferramentas é conhecido como Sistema de Informação de Marketing (SIM).
Tipos de dados
Origem dos dados
Componentes do Sistema de Informação de Marketing (SIM)
O SIM, portanto, é um conjunto de ferramentas que o Marketing utiliza para obter informações primárias e secundárias, com origem nas pessoas, na organização e na tecnologia, que pode ser composto dos seguintes recursos:
ERP: Enterprise Resource Planning
São Sistemas de Informação que visam integrar todos os processos e dados referentes à atuação de uma empresa. Integra, por exemplo, sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas etc. Do ERP o Marketing obtém informações sobre:
- volume atual de vendas,
- faturamento global,
- número e funções dos funcionários,
- custos de produção e distribuição,
- vendas por região,
- disponibilidade de capital,
- necessidade de investimentos etc.
CRM: Customer Relationship Management
São sistemas que geram informações a partir das interações da empresa com seus clientes. São softwares para gerenciar o relacionamento com os clientes. Estas informações são apresentadas estrategicamente para subsidiar a tomada de decisões. Do CRM o Marketing tira informações como:
- Quantos e quais são os melhores clientes?
- Quantos e quais clientes pode consumir mais?
- Quantos e quais clientes estão insatisfeitos e porquê?
- Quantos e quais clientes corre-se o risco de perder?
- Quantos e quais são os clientes que consumiriam um novo produto que pretendo lançar.
Pesquisas de mercado
Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários e empreendedores.
Segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP), Pesquisa de Mercado é:
A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas.
Mattar (2000, p.15) traz outra definição que abrange melhor os diversos aspectos da Pesquisa de Marketing:
A pesquisa de marketing é a investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados com o objetivo de descobrir e(ou) descrever fatos e(ou) de verificar a existência de relações presumidas entre fatos (ou variáveis) referentes ao marketing de bens, serviços e ideias, e ao marketing como área do conhecimento de administração.
Dessa definição podemos destacar alguns pontos:
- Investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados: indica que uma pesquisa deve ser feita de modo racional, e não aleatório. Pressupõe que o pesquisados planeje suas ações e controle o procedimento para a coleta dos dados e formulação dos resultados.
- Descobrir e descrever fatos: mostra que a pesquisa pode ser feita para que se conheça melhor um determina fato, enumerando suas características e detalhando deus aspectos.
- Verificar a existência de relações: em muitos casos, mais do que descrever um fato, a pesquisa pretende identificar suas causas e motivações, buscando fazer isso por meio do estudo de relações de causa e efeito entre um fato e outro.
- Referentes ao marketing de bens (...) e ao marketing como área do conhecimento: entende-se por pesquisa de marketing aquelas realizadas para servir de suporte para as decisões de marketing de um determinado produto, ou para o desenvolvimento teórico do marketing como área do conhecimento, com resultados não se aplicam apenas a um único produto, mas para todos os casos.
Referências
BASTA, Darci; et. al. Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2006.
MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing Edição Compacta. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.