Comportamento do consumidor

Tipos de consumidor

Há vários tipos de consumidor e esses tipos são gerados por variáveis diferentes. O estudo do comportamento do consumidor passa por compreender com qual tipo estamos lidando.

Publicado em: 02 de jul. de 2021

Tipos diferentes de consumidor apresentam processos diferentes de consumo e decisão de compra.

Há várias maneiras de se determinar uma tipologia de consumidores. Uma delas é em relação ao tipo de necessidade de compra, que pode ser institucional ou pessoal. Nesse caso temos os seguintes tipos:

CONSUMIDOR ORGANIZACIONAL (B2B): Empresas, órgãos governamentais, instituições civis, escolas, hospitais, entidades sem fins lucrativos etc...

CONSUMIDOR PESSOAL (B2C): Compra bens e serviços para seu próprio uso.

Tratando-se do consumo pessoal, é possível que se caracterize por duas motivações diferentes, o que nos dá dois tipos de postura frente ao consumo: Racional e Hedônico.

O consumo racional é aquele totalmente orientado pela razão, onde o motivo para a compra sempre é uma necessidade racionalmente identificada e fruto de reflexão por parte do consumidor.

Já no consumo hedônico o motivo do consumo é o prazer que ele gera e não necessariamente está ligado a uma necessidade racionalmente delimitada. Compra-se pelo prazer de comprar ou para satisfazer os próprios impulsos.

Fica evidente que todos nós estamos sujeitos aos dois tipos de consumo, racional e hedônico, e a combinação que fazemos deles é o que nos caracteriza como consumidor. Combinando essas duas posturas, podemos, então, identificar cinco tipos de consumidores:

1) ANALISTA: Essencialmente racional. Este consumidor é pragmático e observa a situação como um todo e a analisa logicamente antes de decidir pela compra.

2) CRIATIVO-RACIONAL: Mais racional do que hedônico. Consumidores criativos, mas que preferem analisar as situações de compra de forma lógica não se deixando levar pelo impulso.

3) EQUILIBRADO: Tomam decisões tanto de forma racional como emocional/hedônica. Não há um comportamento predominante e sim um equilíbrio.

INOVADOR: Mais hedônico do que racional. Consumidores abertos a inovação, sociáveis e com tendência a situações informais.

INTUITIVO: Consumidores puramente hedônicos. Suas decisões são baseadas em intuição, não é possível para estas pessoas explicar os processos lógicos que levaram à compra.

Referências

PIZZOLI, Maria de Fátima Fagherazzi. Semelhanças e diferenças de valores pessoais dos consumidores supermercadistas caxienses de marca própria e de marca do fabricante. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo Prentice Hall, 2005.

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