Comportamento do Consumidor

Tipos de consumidor

Há vários tipos de consumidor e esses tipos são gerados por variáveis diferentes. O estudo do comportamento do consumidor passa por compreender com qual tipo estamos lidando.

Publicado em: 02 de jul. de 2021

Tipos diferentes de consumidor apresentam processos diferentes de consumo e decisão de compra.

Há várias maneiras de se determinar uma tipologia de consumidores. Uma delas é em relação ao tipo de necessidade de compra, que pode ser institucional ou pessoal. Nesse caso temos os seguintes tipos:

CONSUMIDOR ORGANIZACIONAL (B2B): Empresas, órgãos governamentais, instituições civis, escolas, hospitais, entidades sem fins lucrativos etc...

CONSUMIDOR PESSOAL (B2C): Compra bens e serviços para seu próprio uso.

Tratando-se do consumo pessoal, é possível que se caracterize por duas motivações diferentes, o que nos dá dois tipos de postura frente ao consumo: Racional e Hedônico.

O consumo racional é aquele totalmente orientado pela razão, onde o motivo para a compra sempre é uma necessidade racionalmente identificada e fruto de reflexão por parte do consumidor.

Já no consumo hedônico o motivo do consumo é o prazer que ele gera e não necessariamente está ligado a uma necessidade racionalmente delimitada. Compra-se pelo prazer de comprar ou para satisfazer os próprios impulsos.

Fica evidente que todos nós estamos sujeitos aos dois tipos de consumo, racional e hedônico, e a combinação que fazemos deles é o que nos caracteriza como consumidor. Combinando essas duas posturas, podemos, então, identificar cinco tipos de consumidores:

1) ANALISTA: Essencialmente racional. Este consumidor é pragmático e observa a situação como um todo e a analisa logicamente antes de decidir pela compra.

2) CRIATIVO-RACIONAL: Mais racional do que hedônico. Consumidores criativos, mas que preferem analisar as situações de compra de forma lógica não se deixando levar pelo impulso.

3) EQUILIBRADO: Tomam decisões tanto de forma racional como emocional/hedônica. Não há um comportamento predominante e sim um equilíbrio.

INOVADOR: Mais hedônico do que racional. Consumidores abertos a inovação, sociáveis e com tendência a situações informais.

INTUITIVO: Consumidores puramente hedônicos. Suas decisões são baseadas em intuição, não é possível para estas pessoas explicar os processos lógicos que levaram à compra.

Referências

PIZZOLI, Maria de Fátima Fagherazzi. Semelhanças e diferenças de valores pessoais dos consumidores supermercadistas caxienses de marca própria e de marca do fabricante. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2002.

SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo Prentice Hall, 2005.

Como citar:
MARI JR. Sergio. Tipos de consumidor. Infonauta, 2021. Disponível em: <https://infonauta.com.br/comportamento-do-consumidor/tipos-de-consumidor>. Acesso em: 05 de ago. de 2021.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.