Comportamento do consumidor
Influências da percepção e atitude no comportamento do consumidor
Cada consumidor percebe o mundo de um modo diferente e tem atitudes diferentes em relação a ele.
Publicado em:
28 de mai. de 2021
Atualizado em:
23 de jul. de 2021
Kotler (1998, p.174) diz que quando uma pessoa se encontra motivada, está pronta para agir. Neste sentido, “percepção é a forma pela qual uma pessoa seleciona, organiza e interpreta as informações para criar um quadro significativo do mundo”. Percepção é o processo pelo qual um indivíduo seleciona, organiza e interpreta estímulos visando a um quadro significativo e coerente do mundo.
São três os processos de percepção (Kotler, 1998, p.175):
Atenção seletiva: é mais provável que as pessoas percebam estímulos relacionados a uma necessidade atual, assim como é mais provável que percebam estímulos previstos e estímulos cujos desvios sejam maiores em relação a um estímulo normal;
Distorção seletiva: tendência de as pessoas interpretarem as informações conforme suas intenções pessoais, reforçando suas pré-concepções ao invés de contrariá-las;
Retenção seletiva: as pessoas tendem a reter informações que reforcem suas atitudes e crenças.
Todo indivíduo é dotado de razão e personalidade única. Nesse sentido, segundo Kotler (1998, p.176), “crença é um pensamento descritivo que uma pessoa sustenta sobre algo”. Quanto às atitudes, afirma que estas colocam as pessoas numa estrutura mental de gostar ou desgostar de um objeto. Uma atitude é duradoura porque tende a persistir ao longo do tempo.
Assista ao vídeo (abaixo ou ao lado).
Referências
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.