Comportamento do consumidor

Influências da aprendizagem no comportamento do consumidor

O ato de consumir depende do ato de aprender, ou seja, o consumidor precisa aprender a consumir.

Publicado em: 28 de mai. de 2021
Atualizado em: 23 de jul. de 2021

Segundo Kotler (1998, p.175), “aprendizagem são todas as mudanças ocasionadas no comportamento de um indivíduo em função de suas experiências”. Esta teoria ensina que se pode desenvolver a demanda por um produto associando-o a impulsos fortes, usando sugestões motivadoras e fornecendo reforço positivo.

O homem é capaz de aprender e alterar os seus comportamentos através da ampla utilização de sua experiência passada. Existem dois processos psicológicos envolvidos no aprendizado:

Cognitiva: por meio da qual o indivíduo se conscientiza de um estímulo;

Afetiva: que ocorre quando alguém começa a apreciar o estímulo após tornar-se consciente dele.

Nesse sentido, os estudos sobre o papel do aprendizado ou da aprendizagem nas tomadas de decisões de compra do consumidor se valem de duas principais linhas de pensamento sobre a aprendizagem: a comportamental (com base nos processos de estímulo e resposta) e cognitiva (com base nos processos mentais de assentamento das expriências).

Assista ao vídeo (abaixo ou ao lado).

Referências

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

Como citar:
MARI JR. Sergio. Influências da aprendizagem no comportamento do consumidor. Infonauta, 2021. Disponível em: <https://infonauta.com.br/comportamento-do-consumidor/influencias-da-aprendizagem-no-comportamento-do-consumidor>. Acesso em: 27 de set. de 2021.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.