Comportamento do consumidor
Influências da aprendizagem no comportamento do consumidor
O ato de consumir depende do ato de aprender, ou seja, o consumidor precisa aprender a consumir.
Publicado em:
28 de mai. de 2021
Atualizado em:
23 de jul. de 2021
Segundo Kotler (1998, p.175), “aprendizagem são todas as mudanças ocasionadas no comportamento de um indivíduo em função de suas experiências”. Esta teoria ensina que se pode desenvolver a demanda por um produto associando-o a impulsos fortes, usando sugestões motivadoras e fornecendo reforço positivo.
O homem é capaz de aprender e alterar os seus comportamentos através da ampla utilização de sua experiência passada. Existem dois processos psicológicos envolvidos no aprendizado:
Cognitiva: por meio da qual o indivíduo se conscientiza de um estímulo;
Afetiva: que ocorre quando alguém começa a apreciar o estímulo após tornar-se consciente dele.
Nesse sentido, os estudos sobre o papel do aprendizado ou da aprendizagem nas tomadas de decisões de compra do consumidor se valem de duas principais linhas de pensamento sobre a aprendizagem: a comportamental (com base nos processos de estímulo e resposta) e cognitiva (com base nos processos mentais de assentamento das expriências).
Assista ao vídeo (abaixo ou ao lado).
Referências
KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.