Tecnologia da informação

A Quarta Revolução Industrial

Na Quarta Revolução Industrial o uso da informação, do conhecimento e da tecnologia tem provocado profundas transformação no modo como produzimos e consumimos bens e serviços

Publicado em: 24 de jul. de 2021
Atualizado em: 24 de set. de 2022

As Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) têm ganhado grande atenção pois são tratadas como responsáveis pela chamada Quarta Revolução Industrial. Vamos relembrar quais foram as três primeiras revoluções industriais:

A Primeira Revolução Industrial foi marcada pela transição da produção manual para a produção mecanizada, possibilitada principalmente pela tecnologia dos motores a vapor. Seu centro geográfico foi a Inglaterra e ocorreu entre os anos de 1760 e 1840.

A Segunda Revolulção Industrial foi caracterizada pela substituição das máquinas a vapor e motores de combustão para a tecnologia da eletricidade. Seu centro geográfico os Estados Unidos e ocorreu por volta dos anos 1850 a 1945 (fim da segunda guerra mundial).

A Terceira Revolução Industrial foi determinada pelo avanço da tecnologia dos computadores, da eletrônica e das telecomunicações. Seu centro geográfico foi principalmente o Japão, mas também teve influências de outros lugares do mundo, como Estados Unidos, Europa e União Soviética/Rússia, principalmente devido à corrida tecnológica e espacial da Guerra Fria. Ocorreu a partir do fim da segunda guerra mundial até o final do Século XX.

A primeira revolução industrial ocorreu aproximadamente entre 1760 e 1840. Provocada pela construção das ferrovias e pela invenção da máquina a vapor, ela deu início à produção mecânica. A segunda revolução industrial, iniciada no final do século XIX, entrou no século XX e, pelo advento da eletricidade e da linha de montagem, possibilitou a produção em massa. A terceira revolução industrial começou na década de 1960. Ela costuma ser chamada de revolução digital ou do computador, pois foi impulsionada pelo desenvolvimento dos semicondutores, da computação em mainframe (década de 1960), da computação pessoal (década de 1970) e da internet (década de 1990). (SCHWAB, 2016, pp. 15-16)

O que é a Quarta Revolução Industrial?

A Quarta Revolução Industrial é um fenômeno marcante desse começo do Século XXI. Nela o uso da informação, do conhecimento e da tecnologia tem provocado profundas transformação no modo como produzimos e consumimos bens e serviços.

Uma das características desse momento a substituição de vários modelos de negócios por softwares amplamente distribuídos, com funcionalidades sociais, acessados por meio de dispositivos móveis.

Esse tipo de solução tem mudado, por exemplo, o modo como consumimos bens culturais (Netflix, Spotify, YouTube, Amazon Prime...), o modo como nos transportamos (Uber, 99, Cabify...), como usamos serviços financeiros (bancos digitais e corretoras online) e o modo como nos hospedamos em caso de viagens (Airbnb).

Outra característica dessa revolução é o uso da Inteligência Artificial. Alguns serviços profissionais como a escolha de pauta por editores de jornais, formulação de pareceres jurídicos padronizados por advogados e o diagnóstico e recomendação de tratamento para doenças amplamente conhecidas por parte dos médicos, já têm sido realizado por computadores dotados de inteligência artificial e tudo indica que em pouco tempo várias outras atividades serão impactadas por essa tecnologia.

Também não podemos esquecer da robótica, biotecnologia, carros elétricos e autônomos, casas inteligentes, impressoras 3D, internet das coisas e muitas outras inovações que unem tecnologia e informação e que estão impulsionando essas transformações.

Todas essas transformações irão afetar cada vez mais a atividade dos gestores, que precisarão desenvolver suas habilidades e competências também no campo da tecnologia para manter suas empresas atualizadas competitivas.

A principal característica da Quarta Revolução Industrial é a forte relação entre a tecnologia e a informação. Por isso qualquer profissional deve conhecer bem essa relação.

Referências

SCHWAB, Klaus. A quarta revolução industrial. São Paulo: Edipro, 2016.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.