Tecnologia da informação

O que é Informação e informatividade

A informação está presente apenas naquilo que é novo, diferente, inesperado. Ela pode ser quantificada e medida.

Publicado em: 24 de jul. de 2021
Atualizado em: 21 de mar. de 2023

A compreensão do que é informação tem como base as contribuições de Claude E. Shannon e Warren Weave que, no final da década de 1940, fundaram o que hoje conhecemos como Ciência da Informação, que engloba também a Comunicação. Eles definiram a dinâmica da informação como um modelo matemático (PIGNATARI, 2008).

Com isso o conceito de informação pode ser tratado de modo quantitativo. Trata-se, muitas vezes, de quantificar a informação disponível em uma comunicação, um documento, um banco de dados... Ou quanta informação temos à nossa disposição.

A informação está presente apenas naquilo que é novo, diferente, inesperado. Tudo aquilo que é diferente do que já conhecemos e já estamos familiarizados, é informação e tem o potencial de impactar nossa conduta.

Considere e sequência de sinais abaixo:

– – – – 0 – – – – – – – – – – – – – – –

Ela contém pouca informação, pois apresenta apenas dois sinais diferentes e quase todos os sinais são o mesmo, exceto um. Já a sequência a seguir, possui mais informação, pois possui mais sinais diferentes e eles não se repetem com muita frequência:

– $ % – | – * / [ – – } – ] – { – % – @

Porém, para ser compreendida de modo eficiente, toda mensagem precisa de redundância e repetição. As letras do alfabeto e as palavras de um certo idioma, por exemplo, precisam se repetir em todos os textos para que possamos compreendê-los. Um texto interiramente feito com palavras novas ou palavras escritas com símbolos totalmente novos não seriam compreendidos por ninguém.

Redundância é a repetição da mensagem para que sua recepção correta seja mais garantida. A redundância introduz no sistema de comunicação uma certa capacidade de eliminar o ruído e prevenir distorções e enganos na recepção da mensagem. (CHIAVENATO, 2003, p.424)

Porém, no outro extremo, uma mensagem em que tudo é repetido e redundante, também pode se tornar incompreensível ou, pelo menos, desinteressante ao ponto de não chamar nossa atenção e não merecer nosso interesse. 

Por exemplo, a sequência aaaa tem pouca informação e não tem qualquer significado, pois trata-se apenas da repetição (redundância) da mesma letra. Se substituirmos algumas dessas letras por outras: casa, pasamos a ter mais informação e, como conhecemos essas letras e essa palavra, podemos compreender seu significado. Contudo, se substiturmos as letras, por símbolos desconhecidos, vindos de outro afabeto e outro idioma: σπίτι, teríamos ainda mais informação, porém voltamos a não ter qualquer significado. A palavra σπίτι (spíti) significa casa em grego, mas para conhecedores da língua portuguesa, os símbolos são incomuns e a palavra é desconhecida, não gerando qualquer compreensão.

Ou seja, uma mensagem onde tudo é novo tem alta quantidade de informação (ou alta informatividade), porém não pode ser facilmente compreendida, causando pouco efeito. Já uma mensagem onde nada é novo ou tudo é igual, tem baixa quantidade de informação (ou baixa informatividade) e, mesmo que seja recebida com facilidade, não disperta nosso interesse causando pouco ou nenhum efeito.

Informação é a diferença que faz a diferença (Gregory Bateson)

Dessa forma, trabalhar com informação diz respeito a encontrar a dose certa entre o novo e a redundância. A informação está presente apenas naquilo que é novo, diferente e inesperado, mas a redundância (aquilo que é igual e repetitivo) é necessária para que possamos compreender a mensagem.

Referências

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teroria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

PIGNATARI, Décio. Informação. Linguagem. Comunicação. 3.ed. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2008.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.