Tecnologia da informação
O que é Informação e informatividade
A informação está presente apenas naquilo que é novo, diferente, inesperado. Ela pode ser quantificada e medida.
Publicado em:
24 de jul. de 2021
Atualizado em:
21 de mar. de 2023
A compreensão do que é informação tem como base as contribuições de Claude E. Shannon e Warren Weave que, no final da década de 1940, fundaram o que hoje conhecemos como Ciência da Informação, que engloba também a Comunicação. Eles definiram a dinâmica da informação como um modelo matemático (PIGNATARI, 2008).
Com isso o conceito de informação pode ser tratado de modo quantitativo. Trata-se, muitas vezes, de quantificar a informação disponível em uma comunicação, um documento, um banco de dados... Ou quanta informação temos à nossa disposição.
A informação está presente apenas naquilo que é novo, diferente, inesperado. Tudo aquilo que é diferente do que já conhecemos e já estamos familiarizados, é informação e tem o potencial de impactar nossa conduta.
Considere e sequência de sinais abaixo:
– – – – 0 – – – – – – – – – – – – – – –
Ela contém pouca informação, pois apresenta apenas dois sinais diferentes e quase todos os sinais são o mesmo, exceto um. Já a sequência a seguir, possui mais informação, pois possui mais sinais diferentes e eles não se repetem com muita frequência:
– $ % – | – * / [ – – } – ] – { – % – @
Porém, para ser compreendida de modo eficiente, toda mensagem precisa de redundância e repetição. As letras do alfabeto e as palavras de um certo idioma, por exemplo, precisam se repetir em todos os textos para que possamos compreendê-los. Um texto interiramente feito com palavras novas ou palavras escritas com símbolos totalmente novos não seriam compreendidos por ninguém.
Redundância é a repetição da mensagem para que sua recepção correta seja mais garantida. A redundância introduz no sistema de comunicação uma certa capacidade de eliminar o ruído e prevenir distorções e enganos na recepção da mensagem. (CHIAVENATO, 2003, p.424)
Porém, no outro extremo, uma mensagem em que tudo é repetido e redundante, também pode se tornar incompreensível ou, pelo menos, desinteressante ao ponto de não chamar nossa atenção e não merecer nosso interesse.
Por exemplo, a sequência aaaa tem pouca informação e não tem qualquer significado, pois trata-se apenas da repetição (redundância) da mesma letra. Se substituirmos algumas dessas letras por outras: casa, pasamos a ter mais informação e, como conhecemos essas letras e essa palavra, podemos compreender seu significado. Contudo, se substiturmos as letras, por símbolos desconhecidos, vindos de outro afabeto e outro idioma: σπίτι, teríamos ainda mais informação, porém voltamos a não ter qualquer significado. A palavra σπίτι (spíti) significa casa em grego, mas para conhecedores da língua portuguesa, os símbolos são incomuns e a palavra é desconhecida, não gerando qualquer compreensão.
Ou seja, uma mensagem onde tudo é novo tem alta quantidade de informação (ou alta informatividade), porém não pode ser facilmente compreendida, causando pouco efeito. Já uma mensagem onde nada é novo ou tudo é igual, tem baixa quantidade de informação (ou baixa informatividade) e, mesmo que seja recebida com facilidade, não disperta nosso interesse causando pouco ou nenhum efeito.
Informação é a diferença que faz a diferença (Gregory Bateson)
Dessa forma, trabalhar com informação diz respeito a encontrar a dose certa entre o novo e a redundância. A informação está presente apenas naquilo que é novo, diferente e inesperado, mas a redundância (aquilo que é igual e repetitivo) é necessária para que possamos compreender a mensagem.
Referências
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teroria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
PIGNATARI, Décio. Informação. Linguagem. Comunicação. 3.ed. Cotia-SP: Ateliê Editorial, 2008.