Tecnologia da informação
Entropia e negentropia no contexto das empresas
A tecnologia potencializa os processos empresariais e é fundamental para reverter a entropia e até gerar a negentropia.
Publicado em:
24 de jul. de 2021
Atualizado em:
24 de set. de 2022
Uma consequência dessa definição de informação é a compreensão de que cada vez que uma mesma mensagem é repetida ela perde informação. Por exemplo, você já parou para pensar no significado da frase abaixo?
PARALAMAS DO SUCESSO
Essencialmente ela é uma frase de alta informatividade, pois une duas palavras que são bastante diferentes entre si e não são vistas juntas com muita frequência pois pertencem a contextos diferentes. Trata-se de uma combinação inesperada e surpreendente, por isso rica em informação.
Porém, desde 1977 quando uma banda de rock brasileira adotou esse nome, essa frase tem sido repetida exaustivamente em programas de rádio e televisão, ao ponto de nos acostumarmos com ela e pararmos de prestar atenção no que ela de fato significa. A repetição ou redundância dessa mensagem fez com que ela perdesse informatividade ao longo do tempo.
Quanto maior a regularidade numa mensagem, mais previsível ela se torna. Quanto mais previsível, mais redundante. Quanto mais redundante é a mensagem, menos informação ela contém. (GLEICK, 2013, p.338)
Essa tendência de que uma mensagem perca informação toda vez que é repetida é o que podemos chamar de entropia.
A entropia é a segunda lei da termodinâmica e refere-se à perda de energia em sistemas isolados, levando-os à degradação, à desintegração e ao desaparecimento. A entropia significa que partes do sistema perdem sua integração e comunicação entre si, fazendo com que o sistema se decomponha, perca energia e informação e degenere. (CHIAVENATO, 2003, p.424)
As empresas e organizações precisam lutar contra essa tendência e esse é um esforço de gestão. Se uma empresa faz sempre a mesma coisa e sempre age do mesmo modo, a cada repetição, pelo processo de entropia, ela perde informatividade e chama menos a atenção de seus públicos.
Combater a entropia é uma terefa difícil, que vai contra a natureza das coisas, que demanda muita energia (nos vários sentidos dessa palavra).
Se a entropia é um processo pelo qual um sistema tende à exaustão, à desorganização, à desintegração e, por fim à morte, para sobreviver o sistema precisa abrir-se e reabastecer-se de energia e de informação para manter a sua estrutura. A esse processo reativo de obtenção de reservas de energia e de informação dá-se o nome de entropia negativa ou negentropia. (CHIAVENATO, 2003, p.424)
Tecnologia da Informação
Se tecnologias são coisas criadas pelo homem e pelas empresas para fazê-los mais potentes e o combate à entropia é um processo necessário para as empresas, mas que é muito difícil e custoso em termos de energia, fica evidente que usar a tecnologia para potencializar o combate à entropia é uma ótima ideia.
À medida que aumenta a informação, diminui a entropia, pois a informação é a base da configuração e dá ordem. A negentropia, portanto, utiliza a informação como meio ou instrumento de ordenação do sistema. A negentropia é o reverso da segunda lei da termodinâmica, ou seja, o suprimento de informação adicional capaz, não apenas de repor as perdas, mas de proporcionar integração e organização no sistema. (CHIAVENATO, 2003, p.424)
Quanto melhor uma empresa consegue gerenciar informação, mais ela consegue combater a entropia e gerar a negentropia. O papel da tecnologia, como sempre, é tornar a empresa mais capaz e mais potente ao realizar essa tarefa.
Referências
CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teroria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. 7.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
GLEICK, James. A informação: uma história, uma teoria, uma enxurrada. São Paulo: Companhia das letras, 2013.