Pesquisa em Comunicação

Grupos de discussão e grupos focais

Metodologia qualitativa de pesquisa que consiste na reunião de grupos de pessoas para investigação de temas específicos.

Publicado em: 08 de mar. de 2016
Atualizado em: 02 de jul. de 2021

Um certo número de pessoas ligadas ao assunto é convidada para participar da discussão e todos são reunidos em um mesmo ambiente, num mesmo momento para tratar dos temas. O pesquisador deve ter um roteiro de assuntos que precisam ser discutidos e faz o papel de moderador, lançando os assuntos conforme o andamento do processo. O quadro abaixo resume as principais recomendações para a realização de grupos de discussão:

Características da discussão em grupo

Número de pessoas no grupo

8 a 12

Formação do grupo

Homogênio;
entrevistados pré-selecionados

Ambiente físico

Informal

Duração

1 a 3 horas

Registro

Áudio e vídeo

Moderador

É fundamental ter capacidade de observação, de relacionamento interpessoal e de comunicação

Fonte: MALHORTA; et al., 2005, p.117.

Há ainda outra denominação para os grupo de discussão que é Grupo Focal (Focus Group). Alguns autores chamam qualquer pesquisa de discussão em grupo de Grupo Focal, outros consideram Grupo Focal apenas aquelas pesquisas em que um mesmo grupo se reúne várias vezes para tratar de aspectos de um mesmo tema.

Referências

MALHORTA, Naresh K; et al. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Como citar:
MARI JR. Sergio. Grupos de discussão e grupos focais. Infonauta, 2016. Disponível em: <https://infonauta.com.br/pesquisa-em-comunicacao/grupos-de-discussao-e-grupos-focais>. Acesso em: 05 de ago. de 2021.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.