Pesquisa em comunicação
Entrevista em profundidade
Método qualitativo de pesquisa em comunicação que consiste em uma entrevista, mais ou menos estruturada, com formadores de opinião sobre o tema pesquisado.
Publicado em:
08 de mar. de 2016
Atualizado em:
02 de jul. de 2021
O método mais comum de pesquisa qualitativa é aquela em que o pesquisador fica frente a frente com seu pesquisado, realiza algumas perguntas e registra as respostas para análise posterior.
A entrevista em profundidade é um recurso metodológico que busca, com base em teorias e pressupostos definidos pelo investigador, recolher respostas a partir da experiência subjetiva de uma fonte, selecionada por deter informações de se deseja conhecer. (DUARTE, 2010, p. 62)
Tipos de entrevistas em profundidade
Entrevista aberta
Em que não há sequência pré-determinada de questões a serem abordadas. Tem caráter mais exploratório e o entrevistado é deixado a vontade para falar sobre o tema. “Uma das dificuldades é que o pesquisador deve ter afiada capacidade de manter o foco e garantir a fluência e a naturalidade. Flexível e permissiva, exige habilidade para não perder-se no irrelevante ou torná-la uma conversa agradável, mas improdutiva” (DUARTE, 2010, p.65).
Entrevista semiaberta
O pesquisador prepara de antemão um roteiro com questões guia, que devem ser lançadas ao pesquisado conforme o andamento da entrevista. Caso ele aborde naturalmente um assunto, a pergunta deixa de ser feita. “A lista de questões-chave pode ser adaptada e alterada no decorrer das entrevistas. Uma questão pode ser dividida em duas e outras duas podem ser reunidas em uma só, por exemplo” (DUARTE, 2010, p.66).
Entrevista fechada
Realizada a partir de questionário estruturado que é repetido com todos os indivíduos selecionados para entrevista. Ideal principalmente quando se tem um grande número de pessoas para ouvir.
Referências
DUARTE, Jorge. Entrevista em Profundidade. In: DUARTE; BARROS. Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2.ed. São Paulo: Atlas.