Pesquisa em comunicação
Grupos de discussão e grupos focais
Metodologia qualitativa de pesquisa que consiste na reunião de grupos de pessoas para investigação de temas específicos.
Publicado em:
08 de mar. de 2016
Atualizado em:
02 de jul. de 2021
Um certo número de pessoas ligadas ao assunto é convidada para participar da discussão e todos são reunidos em um mesmo ambiente, num mesmo momento para tratar dos temas. O pesquisador deve ter um roteiro de assuntos que precisam ser discutidos e faz o papel de moderador, lançando os assuntos conforme o andamento do processo. O quadro abaixo resume as principais recomendações para a realização de grupos de discussão:
Características da discussão em grupo |
|
---|---|
Número de pessoas no grupo |
8 a 12 |
Formação do grupo |
Homogênio; |
Ambiente físico |
Informal |
Duração |
1 a 3 horas |
Registro |
Áudio e vídeo |
Moderador |
É fundamental ter capacidade de observação, de relacionamento interpessoal e de comunicação |
Fonte: MALHORTA; et al., 2005, p.117.
Há ainda outra denominação para os grupo de discussão que é Grupo Focal (Focus Group). Alguns autores chamam qualquer pesquisa de discussão em grupo de Grupo Focal, outros consideram Grupo Focal apenas aquelas pesquisas em que um mesmo grupo se reúne várias vezes para tratar de aspectos de um mesmo tema.
Referências
MALHORTA, Naresh K; et al. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.