Novas tecnologias da informação e da comunicação

Quociente de Inteligência Digital

Habilidades sociais, emocionais e cognitivas necessárias para a vida digital.

Publicado em: 13 de jul. de 2016
Atualizado em: 02 de jul. de 2021

Não há mais dúvidas de que os ambientes virtuais possibilitados pelas tecnologias digitais são uma realidade irreversível dos nossos tempos. Além de criar novas possibilidades e de ampliar nossas capacidades de resolver certos tipos de problemas, essa imersão digital também causa certos problemas, principalmente quando não estamos devidamente preparados ou capacitados para aproveitar seus benefícios e evitar seus malefícios.

Nesse sentido, o DQ Project é um projeto que buscou apontar as competências que devemos ensinar às nossas crianças para que elas possam se beneficiar sadiamente do mundo digital. Recentemente o projeto obteve destaque após receber apoio do Fórum Econômico Mundial.

Orientado para a educação digital, ou a preparação das crianças para o uso das ferramentas digitais, o projeto desenvolveu o chamado Digital Quotient (DQ), que é um conjunto de 8 competências, divididas em algumas habilidades, que deveriam ser ensinadas e desenvolvidas pelas crianças. Abaixo estão detalhadas essas competências e suas respectivas habilidades:

O currículo da Inteligência Digital

Competência 1) Identidade e Cidadania Digital

Consiste na capacidade de criar sua identidade online e gerenciar sua reputação. Isso inclui a consciência da sua persona online e a gestão dos impactos de curto prazo e de longo prazo de suas ações online. As habilidades que ajudam a desenvolver essa competência são:

  • Compreender a natureza do mundo digital e ter proficiência na utilização das tecnologias e mídias digitais;
  • Capacidade de construir e gerenciar uma identidade online saudável e congruente com sua identidades off-line;
  • Ciência da cidadania global no espaço digital (como o mundo digital é de natureza global).

Competência 2) Uso Digital: gestão do tempo de tela

É a capacidade de usar aparelhos e suportes digitais com autocontrole, a fim de alcançar um equilíbrio saudável entre a vida online e off-line. As habilidades que contribuem para o desenvolvimento desta competência são:

  • Capacidade de equilibrar as atividades nas realidades físicas e virtuais;
  • Autocontrole para usar a tecnologia digital com a compreensão dos vários efeitos colaterais do uso de telas, em modo multitarefas, por tempo excessivo, inclusive com o risco de desenvolver o vício no uso das tecnologias digitais;
  • Capacidade de gerenciar o tempo e definir limites para o uso pessoal das tecnologias digitais, não permitindo elas assumam o controle sua vida.

Competência 3) Autoproteção Digital

Entendida como a capacidade para perceber riscos online (por exemplo, cyberbullying, aliciamento, radicalização), bem como conteúdo problemático (por exemplo, violência e obscenidade), e para evitar e limitar esses riscos. Algumas habilidades que auxiliam no desenvolvimento desta competência

  • Ter a disciplina pessoal para usar mídia digital com segurança e responsabilidade;
  • Saber como detectar uma situação de risco e ter calma lidar com a situação;
  • Saber como lidar com um problema com sabedoria e segurança, procurando ajuda antes que saia de controle.

Competência 4) Segurança Digital

Complementar à competência anterior, consiste na capacidade para detectar ameaças virtuais (por exemplo, pirataria, fraudes, malware), para entender as melhores práticas e para usar ferramentas de segurança adequadas para a proteção de dados. Algumas habilidades necessárias para o domínio desta competência:

  • Capacidade de detectar e proteger a si mesmo e aos outros de vários ataques cibernéticos como spam, golpes e phishing;
  • Habilidade de criar senhas fortes e mantê-las confidenciais.

Competência 5) Inteligência Emocional Digital

Consiste na capacidade de ser compreensivo e construir boas relações com os outros online, que pode ser desenvolvida a partir das seguintes habilidades:

  • Ser sensível às necessidades e sentimentos de si mesmo e dos outros quando se está online, mesmo sem interação face-a-face;
  • Disposição para dar voz a quem precisa de ajuda e conversar com eles;
  • Evitar pré-julgamentos e não ser influenciado pela mentalidade de manada no ambiente online;
  • Construir um bom relacionamento com os pais, professores e amigos, tanto online como offline;
  • Manter uma comunicação honesta e aberta com os pais, professores e amigos sobre sua vida digital.

Competência 6) Comunicação Digital

É a capacidade de comunicar e colaborar com outras pessoas usando tecnologias digitais e de mídia. As habilidades que compreendidas por essa competência são:

  • Compreender a natureza da comunicação online;
  • Saber que tudo o que se diz ou faz online deixa rastros chamados pegadas digitais;
  • Ciência da natureza persistente das pegadas digitais e as suas consequências na vida real, incluindo a criação de reputação online não intencional;
  • Ter as habilidades para gerenciar pegadas digitais de forma responsável;
  • Consciência do impacto de curto e de longo prazo de suas pegadas digitais.

Competência 7) Capacitação Digital

Consiste na capacidade de encontrar, avaliar, utilizar, compartilhar e criar conteúdo, bem como a competência em pensamento computacional.

  • Ter conhecimentos e habilidades para avaliar a informação, conteúdo e contatos na Internet com discernimento;
  • Compreender os efeitos nocivos de informações falsas, violência, conteúdo inapropriado e os riscos associados ao contato com estranhos online;
  • Usar o pensamento crítico para distinguir informações verdadeiras e falsas, conteúdos bons e o prejudiciais, contatos confiáveis e questionáveis online.

Competência 8) Direitos Digitais

Consiste na capacidade de compreender e defender os direitos individuais e coletivos, nomeadamente os direitos à privacidade, propriedade intelectual, a liberdade de expressão e combate ao discurso de ódio.

  • Ter o conhecimento e as habilidades para lidar com informações pessoais compartilhadas online com discrição;
  • Garantir e proteger a privacidade para si e seus contatos;
  • Consciência de que a privacidade é um direito humano básico.

Perceba que, embora essa abordagem seja orientada para o desenvolvimento das crianças, ela é útil para todos nós. Inclusive marcas, empresas e produtos que se fazem presentes na web devem se preocupar em desenvolver essas habilidades para que consigam obter os melhores resultados e não cair nas diversas armadilhas escondidas no mundo digital.

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