Marketing Digital

Search Engine Marketing (SEM)

Search Engine Marketing (SEM) corresponde ao uso das ferramentas de publicidade pagas oferecidas pelos sistemas de busca na web.

Publicado em: 17 de abr. de 2018
Atualizado em: 16 de jul. de 2021

Search Engine Marketing (SEM) corresponde ao uso das ferramentas de publicidade pagas oferecidas pelos sistemas de busca na web.

Praticamente todas as ferramentas de busca comerciais reservam espaços no topo de suas listas para os chamados links patrocinados, ou seja, para a apresentação de liks pagos antes do resultado orgânico.

Normalmente os links patrocinados são pequenos anúncios textuais apresentados juntamente com o resultado da busca realizada por um usuário.

Os anúncios a serem apresentados são escolhidos de acordo com o tema pesquisado ou de acordo com o conteúdo da página visitada.

Em geral o anunciante diz quanto quer pagar por cada clique recebido em seu link e aqueles que optam por pagar mais aparecem nas primeiras posições entre os anúncios.

A atividade de criar e gerenciar esses anúncios é conhecida como Search Engine Marketing (SEM).

Ferramentas de SEM:

Google AdSense

Para quem tem sites com grande audiência e quer veicular anúncios e ganhar dinheiro com isso:

Endereço: https://adsense.google.com

Google Ads

Para quem é anunciante e quer veicular seus anúncios para os usuários do Google e visitantes de seus sites parceiros:

Endereço: https://ads.google.com

Como citar:
MARI JR. Sergio. Search Engine Marketing (SEM). Infonauta, 2018. Disponível em: <https://infonauta.com.br/marketing-digital/search-engine-marketing-sem>. Acesso em: 05 de ago. de 2021.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.