Marketing digital
Search Engine Optimization (SEO)
Search Engine Optimization (SEO) são técnicas de implementação de melhorias em um site para que ele apareça melhor nos mecanismos de busca.
Publicado em:
17 de abr. de 2018
Atualizado em:
16 de jul. de 2021
Para aparecer nas primeiras posições nos buscadores é importante a adoção de boas práticas ao desenvolver e manter um site.
Assim surgiu uma atividade chamada Search Engine Optimization (SEO), que significa a recomendação de melhorias em um site para que ele apareça melhor nos mecanismos de busca.
O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A consequência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca.
Cada mecanismo de busca adota uma metodologia própria para determina a importância de uma página. Essa metodologia normalmente é guardada a sete chaves, sendo que apenas alguns detalhes são revelados ao mercado. O Google, por exemplo, batiza sua classificação com nome de PageRank.
O PageRank é uma escala que vai de 0 a 10 e funciona geometricamente, ou seja, é mais fácil subir do nível 1 para o 4 do que do 6 para 7, por exemplo. Quanto maior o PageRank de uma página, mais próximo aos primeiros resultados ele irá aparecer.
O PageRank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links em outras páginas apontando para ela. Quanto mais links uma página tiver em outras boas páginas, melhor será sua nota.
Porém o PageRank não é o único critério utilizado pelo Google para determinar a posição em que um site aparecerá nos resultados. A seguir veremos alguns dos outros critérios que são levados em conta:
- Idade do site;
- Frequência e regularidade com que o conteúdo é atualizado;
- Tamanho dos textos;
- Padrão de desenvolvimento adotado;
- Exclusividade do conteúdo;
- Relação entre o conteúdo e as expressões buscadas pelos usuários;
- Frequência com que este conteúdo é procurado;
- Estabilidade do site (tempo que fica disponível).
Observação: No dia 18 de abril de 2016 o Google deixou de exibir publicamente a informações sobre o PageRank de cada site.
O Google oferece algumas ferramentas úteis para monitorar o desempenho do SEO de seus sites:
Ferramentas para SEO
Search Console
Onde você pode monitorar a indexação das páginas do seu site, sua exibição nos resultados da busca e os cliques conquistados:
Endereço: https://search.google.com/search-console
PageSpeed Insights
Oferece informações sobre a velocidade de carregamento de uma página:
Endereço: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/
Teste de compatibilidade com dispositivos móveis
Verifica se uma página está preparada para ser exibida em dispositivos móveis e com telas pequenas:
Endereço: https://search.google.com/test/mobile-friendly