Gestão estratégica

O que é pensamento estratégico?

O que é necessário para ser um estrategista? Pensar estrategicamente é uma habilidade que pode e dever ser desenvolvida por cada indivíduo.

Publicado em: 28 de jul. de 2020
Atualizado em: 28 de set. de 2021

Para se elaborar estratégias, exige-se o indivíduo certas habilidades e competências. Quando falamos de pensamento estratégico, estamos falando dessas habilidades e da pessoalidade do estrategista. Diz respeito ao esforço e às capacidades individuais de quem formula as estratégias.

Portanto, o conceito de pensamento estratégico está relacionado diretamente ao indivíduo agindo como estrategista.

É a postura do executivo voltada para a otimização interativa da empresa com o ambiente em tempo real. (OLIVEIRA, 1999)

Por estar relacionados a habilidades e competências individuais, o pensamento estratégico pode ser desenvolvido por cada pessoa, tornando-se mais aprimorado conforme aprendemos mais sobre o assunto.

Pensamento estratégico como uma habilidade pessoal

Essa habilidade pode variar de pessoa para pessoa de acordo com o arrojo, a ousadia, a capacidade de assumir riscos, a visão de mundo e, até mesmo, questões emocionais de cada estrategista.

Nos primeiros estágios do desenvolvimento desta habilidade, o pensamento estratégico costuma dizer respeito aos recursos que já temos a nossa disposição no momento. É a chamada Análise Estática. Conforma a habilidade é desenvolvida passamos a levar em conta também os recursos que podem vir a ser gerados em decorrência de uma determinada estratégia, o que chamamos de Análise Dinâmica.

Cada um desses dois tipos de análise, estática e dinâmica, pode ser vividido em dois estágios do desenvolvimento da habilidade de pensar estrategicamente, conforme o quadro abaixo:

Análise dinâmica

4: Baseada na estratégia

Estratégia = fazer o futuro acontecer.

3: Baseada no ambiente

Estratégia = reagir às mudanças externas.

Análise estática

2: Baseada em previsão do futuro

Estratégia = predizer o futuro.

1: Baseada no planejamento financeiro

Estratégia = atender o orçamento atual.

Na primeira fase, a preocupação do estrategista se limita a adequar a atuação da empresa aos recursos existentes atualmente. Não costumamos pensar que isso é estratégia, mas “não gastar mais do que se ganha” já é estratégico. Essa costuma ser a principal dificuldade de muitas empresas e também da vida pessoal de muitos de nós. Sem cumprir esse pré-requisito mas nem uma atitude estratégica pode ser tomada e a empresa fica impedida de inovar ou de assumir novos riscos.

Estando seguro sobre sua adequação ao orçamento, o estrategista pode então, na segunda fase, pensar em utilizar esses recurso de uma maneira diferente da atual. Aqui ele já começa a prever o futuro e passa a destinar mais recursos para as áreas que poderão contribuir mais para seus objetivos.

Na terceira fase, o pensamento estratégico entra em sua etapa dinâmica. Isso significa que ele deixa de se preocupar unicamente com os recursos já existentes e passa também a contar com os fatores vindos do ambiente externo. O estrategista passa a se preocupar em reagir às mudanças externas, buscando aproveitar as oportunidades e evitar possíveis ameaças.

Por fim, a quarta fase é aquela em que o pensamento estratégico encontra sua mais ampla possibilidade, a de criação de um novo futuro. Em uma combinação de ousadia, capacidade de assumir riscos e também de muita responsabilidade e conhecimento do ambiente, o estrategista pode criar soluções como produtos e serviços capazes de criar novos mercados, novos hábitos, e assim se valer de um novo futuro.

Referências

GHEMAWAT, Pankaj. A estratégia e o cenário dos negócios. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.

OLIVEIRA, D.P.R. Excelência na Administração Estratégica: a competitividade para administrar o futuro das empresas. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.