Fundamentos de marketing
Marketing 5.0: tecnologia para a humanidade
O marketing moderno é amplamente influenciado por um tipo especial de tecnologia: as que estão à serviço do homem
Publicado em: 26 de jul. de 2021
Depois dos livros Marketing 3.0 (2010) e Marketing 4.0 (2017), Philip Kotler e os indonésios Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan continuaram acompanhando a evolução do marketing. Em 2021 eles lançaram o livro Marketing 5.0, que trata de uma relação ainda mais profunda entre o homem e a tecnologia.
O livro Marketing 5.0 foi lançado recentemente em inglês e ainda não tem uma versão para o mercado brasileiro.
Esses são os elementos do Marketing 5.0:
- Inteligência Artificial para automação de marketing
- Marketing ágil
- Marketing de “segmentos de um”
- Tecnologia contextual
- Reconhecimento facial e tecnologia de voz para o marketing
- O futuro da Experiência do Cliente (CX)
- Storytelling e transmídia
- A entrega de serviço “qualquer coisa - sempre - em qualquer lugar”
- Modelo de negócios “Everything-as-A-Service”
- Internet das coisas e blockchain para o marketing
- Marketing de realidade virtual e aumentada
- Ativismo corporativo