infoNauta

A Estratégia do Bode na Sala

Publicado em: 24/10/2013
Atualizado em em: 08/10/2019

Por: Sergio Mari Jr.

Categoria: Diário de Bordo
Comentários: 2

Bode

A parábola do Bode na Sala já é bastante conhecida, mas vamos recordar.

Conta a parábola que um homem estava enfrentando muitos problemas em casa e que o ambiente por lá estava insuportável. Todos ali tinham algum motivo para reclamar. Ele queria mais tranquilidade, sua mulher queria mais limpeza e organização, seus filhos queriam mais atenção... Ao levar suas reclamações a um amigo sábio esse homem recebeu um conselho bastante estranho: "Encontre um bode não muito pequeno e o amarre no centro de sua sala de estar".

Como já havia feito de tudo para contornar as reclamações de sua esposa e de seus filhos e nada havia dado resultado, o homem conseguiu o tal bode e o prendeu no centro da sala, para espanto de todos. Explicou que seria para resolver os problemas da família e sua mulher acabou concordando. Sua sala era um tanto quanto pequena e a presença do bode por lá começou a causar algumas dificuldades, a começar pela falta de espaço. Logo que chegou o bode esbarrou em alguns móveis e quebrou vários objetos de decoração que estavam por lá. Também não demorou para que ele começasse a sujar a sala, fazendo suas necessidades por lá mesmo. Não bastasse isso, o pobre bode exalava um cheiro não muito bom deixando aquele ambiente bem pouco agradável.

Após uma semana da presença do bode todos estavam odiando sua presença na casa e o homem decidiu então voltar a falar com seu amigo sábio, imaginando que havia perdido alguma parte de explicação, pois aquilo que deveria resolver os problemas da família estava causando ainda mais desconforto. Mal explicou a situação e o sábio disse: "Retire o bode da sala, limpe o lugar e arrume tudo".

Mais uma vez sem entender nada, imaginando que havia perdido mais uma oportunidade de resolver os problemas da família, ele voltou para casa, desamarrou o bode, organizou e limpou tudo. Quando chegaram em casa, sua mulher e seus filhos pareciam não acreditar no que viam. Todos vibraram ao saber que não teriam mais que conviver com o bode mal cheiroso e passaram a curtir a tranquilidade e o conforto da casa com enorme prazer. Ninguém mais tinha do que reclamar. Nada parecia maior do que a lembrança dos problemas causados pelo bode. A harmonia passou a reinar naquela família.

A estratégia do Bode na Sala parece ser amplamente utilizada por empresas e governos. Diante de um problema e da impossibilidade de resolvê-lo, frequentemente a opção é por arrumar um problema maior, causar ainda mais mal estar e depois eliminá-lo, de modo que todos fiquem felizes pela eliminação do problema maior (criado artificialmente) e se esquecem do problema menor, que não chegou a ser resolvido.

Quem tira o bode da sala não tem qualquer mérito. Muito menos quem o amarra por lá.


Comentários

Nelson Stein Dunham escreveu:
24/03/2017 às 19:14

O CHIFRE DO BODE
No momento exato em que avançam as investigações de importantes autoridades políticas do Brasil, o Congresso aponta os chifres do bode para ameaçar a sociedade com reformas nos direitos fundamentais as famílias dos contribuintes.
Urge a decretação de um Estado de Alerta para que o Congresso Nacional ou o STF declarem o impedimento de votações que afetem os direitos dos cidadãos.
Dia 21 de maio vamos promover o cerco pacífico do Congresso Nacional e STF para exigir a identificação e afastamento imediato dos investigados pela relevância dos temos trazidos a votação e Garantia da Ordem Pública.
Nelson Stein Dunham
At the exact moment they advance investigations of important political authorities of Brazil, the Congress points out the horns of the goat to threaten society with reforms in fundamental rights the taxpayer families. Urge the Declaration of a State of alert so that the National Congress or the Supreme Court declare the impediment of votes that affect citizens rights. 21 day of may we promote peaceful siege National Congress and SUPREME COURT to require the identification and immediate clearance of investigated by relevance of we have brought the vote and Guarantee public order.
Nelson Stein Dunham

Valnei Fiorin escreveu:
01/04/2017 às 16:42

Mensagem fabulosa e presente nos dias conturbados de hoje

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:




adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno artigo científico balanced scorecard banco central bitmap bsc cabernet sauvignon cedilha comunicação digital cibercultura ciência competitividade comportamento do consumidor composto de marketing concorrência cultura da internet custo demanda desejo diferenciação eleições email marketing endomarketing erp estratégia facebook forças competitivas futebol gestão do conhecimento gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva inteligência de marketing interatividade internet jornalismo linkedin livrista lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital meme memes merlot metodologia michael porter microambiente moeda comemorativa motivação mídia mídia digital mídias digitais mídias sociais necessidade numismática objetivos olimpiadas 2016 orkut pesquisa pesquisa qualitativa pesquisa quantitativa photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 sem seo sistemas de informação sites de busca twitter valor vinho virtual walter longo web youtube