Composto de marketing

O Composto de Marketing - Produto

Produto é um conjunto de benefícios (funcionais e emocionais) que satisfaz um desejo ou uma necessidade do consumidor e pelo qual ele está disposto a pagar em função de sua disponibilidade de recursos.

Publicado em: 25 de fev. de 2015
Atualizado em: 18 de ago. de 2021

Produto é um conjunto de benefícios (funcionais e emocionais) que satisfaz um desejo ou uma necessidade do consumidor e pelo qual ele está disposto a pagar em função de sua disponibilidade de recursos.

Inclui-se neste conceito objetos físicos, serviços, pessoas, lugares, organizações, ideias ou até combinações desses elementos.

Catálogo e Linhas de Produto

Linha de produtos é um grupo de produtos afins e que se destinam a um mesmo grupo de consumidores, atendendo a necessidade e desejos semelhantes. (GIOIA, 2006)

Exemplo de Linha de Produto
Exemplo de Linha de Produtos

O conjunto de todos os produtos e linhas de produtos de uma empresa forma o seu catálogo ou Mix de Produtos. Este Mix deve ser organizado de acordo com quatro dimensões:

  • Abrangência: número de linhas que a empresa trabalha e públicos atingidos
  • Extensão: número de produtos em cada linha
  • Profundidade: número de variações dos produto da linha
  • Consistência: relações entre diversas as linhas de produtos

Marca

Marca é um nome, designação, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los de seus concorrentes. (American Marketing Association)

Uma marca (nome, símbolo, signo) pode ser registrada em institutos de Propriedade Industrial, ganhando exclusividade e proteção. Desta forma, a Marca passa a constituir um ativo (um bem) para a organização.

Alguns analistas veem a marca como o maior ativo de uma organização, sobrepondo-se até mesmo aos seus produtos e às suas instalações físicas.

Isso dignifica que, no ponto de vista do Marketing, além de identificar um produto e diferenciá-lo de outros, a Marca também tem o papel de valorizar o produto, transferindo para ele os valores que possui.

Design, Embalagem e Rotulagem

Da mesma forma que a Marca, outros elementos têm papel semelhante no ponto de vista do Marketing. O Design, a Embalagem e a Rotulagem de um produto também são capazes de transferir valores para ele.

O design pode ser uma das armas mais competitivas do arsenal de Marketing de uma empresa. É fundamental em estratégias de Branding, pois agrega tanto valor um produto quando uma boa marca.

Já há muito tempo que as embalagens dos produtos não servem apenas para proteger, acondicionar ou transportar. Grande parte das decisões de compra são tomadas por impulso, no ponto de venda.

E as embalagens e rótulos são fundamentais para influenciar o consumidor neste momento.

Portanto, faz parte das decisões de Marketing relacionadas ao produto o seu design final, a forma como será embalado e a composição dos rótulos.

Referências

BASTA, Darci; et. al. Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

COBRA, Marcos. Marketing Básico: uma perspectiva brasileira. 4.ed. São Paulo: Atlas, 1997.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Markeging: conceitos, exercícios, casos. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2005.

RICHERS, Raimar. O que é Marketing. 15.ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.

________. Marketing: uma visão brasileira. 5.ed. São Paulo: Negócio, 2000.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.