Composto de marketing

Tipos de pontos de venda

Uma das decisões de maketing para a variável praça é a escolha dos pontos de venda em que os produtos serão comercializados

Publicado em: 18 de ago. de 2021

Existem vários tipos de pontos de venda diferentes. Cabe ao gestor de marketing selecionar quais deles atendem aos seus objetivo e se alinham com a proposta de valor desejada.

Os principais tipos de ponto de venda são:

Tipo de presença

  • Lojas físicas
  • Lojas online

Propriedade do ponto de venda

  • Lojas próprias
  • Lojas de terceiros

Variedade

  • Lojas exclusivas (uma única marca ou um único fabricante)
  • Lojas multimarcas

Tipos de atendimento na lojas

  • Autosserviço (o cliente faz todo o processo)
  • Autoatendimento (o cliente escolhe o produto, mas alguns serviços são prestados pela loja)
  • Serviço limitado (há vendedores ou consultores presentes caso o cliente precise deles)
  • Serviço completo (atendimento e serviços são prestados totalmente por agentes da loja)

Venda sem loja

  • Venda direta (vendedor direto ao consumidor, em sua residência ou empresa)
  • Marketing direto (por catálogo, via pedidos)
  • Vending machines (máquinas de venda)
  • Serviços de compra (concierge)
Como citar:
MARI JR. Sergio. Tipos de pontos de venda. Infonauta, 2021. Disponível em: <https://infonauta.com.br/composto-de-marketing/tipos-de-pontos-de-venda>. Acesso em: 27 de set. de 2021.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.