Composto de marketing
Tipos de pontos de venda
Uma das decisões de maketing para a variável praça é a escolha dos pontos de venda em que os produtos serão comercializados
Publicado em: 18 de ago. de 2021
Existem vários tipos de pontos de venda diferentes. Cabe ao gestor de marketing selecionar quais deles atendem aos seus objetivo e se alinham com a proposta de valor desejada.
Os principais tipos de ponto de venda são:
Tipo de presença
- Lojas físicas
- Lojas online
Propriedade do ponto de venda
- Lojas próprias
- Lojas de terceiros
Variedade
- Lojas exclusivas (uma única marca ou um único fabricante)
- Lojas multimarcas
Tipos de atendimento na lojas
- Autosserviço (o cliente faz todo o processo)
- Autoatendimento (o cliente escolhe o produto, mas alguns serviços são prestados pela loja)
- Serviço limitado (há vendedores ou consultores presentes caso o cliente precise deles)
- Serviço completo (atendimento e serviços são prestados totalmente por agentes da loja)
Venda sem loja
- Venda direta (vendedor direto ao consumidor, em sua residência ou empresa)
- Marketing direto (por catálogo, via pedidos)
- Vending machines (máquinas de venda)
- Serviços de compra (concierge)