Aulas diversas

O que é acessibilidade e como ela é aplicada na Web

Como garantir que pessoas com necessidades especiais possam exercer seu direito de navegar na web

Publicado em: 29 de set. de 2007
Atualizado em: 30 de jul. de 2021

Acessibilidade significa não apenas permitir que pessoas com deficiências participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, mas a inclusão e extensão do uso destes por todas as parcelas presentes em uma determinada população.

Na web a acessibilidade é conseguida por meio de ferramentas que permitem que portadores de deficiências se utilizem os websites. Podem ser leitores de tela para deficientes visuais, teclados virtuais para portadores de deficiência motora ou com dificuldades de coordenação motora, sintetizadores de voz para pessoas com problemas de fala, etc.

Lei da Acessibilidade

Acessibilidade é um direito dos cidadãos com necessidades especiais, reconhecido em Lei, pelo Decreto Nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004

CAPÍTULO VI - DO ACESSO À INFORMAÇÃO E À COMUNICAÇÃO

Art. 47.  No prazo de até doze meses a contar da data de publicação deste Decreto, será obrigatória a acessibilidade nos portais e sítios eletrônicos da administração pública na rede mundial de computadores (internet), para o uso das pessoas portadoras de deficiência visual, garantindo-lhes o pleno acesso às informações disponíveis.

§ 1o  Nos portais e sítios de grande porte, desde que seja demonstrada a inviabilidade técnica de se concluir os procedimentos para alcançar integralmente a acessibilidade, o prazo definido no caput será estendido por igual período.

§ 2o  Os sítios eletrônicos acessíveis às pessoas portadoras de deficiência conterão símbolo que represente a acessibilidade na rede mundial de computadores (internet), a ser adotado nas respectivas páginas de entrada.

Veja no vídeo (ao lado ou abaixo), produzido pela ong Acesso Digital, como é a realidade das pessoas com deficiência ao navegarem por websites que não se preocupam em oferecer-lher acessibilidade

Como ser Acessível na Web

No mundo da internet existe um órgão responsável por criar padrões e regulamentar as técnicas de desenvolvimento utilizadas na internet, chamado W3C. No caso da acessibilidade o W3C tem 14 recomendações que devem servir de base para o desenvolvimento de qualquer site acessível. Estas recomendações são classificadas em 3 níveis de prioridade:

Prioridade 1: Pontos que seu site deve satisfazer inteiramente.

Prioridade 2: Pontos que seu site deveria satisfazer.

Prioridade 3: Pontos que seu site pode satisfazer.

Recomendações para se cumprir os níveis de acessibilidade

  1. Fornecer alternativas equivalentes ao conteúdo sonoro e visual.
  2. Não recorrer apenas à cor.
  3. Utilizar corretamente marcações e folhas de estilo.
  4. Indicar claramente qual o idioma utilizado
  5. Criar tabelas passíveis de transformação harmoniosa
  6. Assegurar que as páginas dotadas de novas tecnologias sejam transformadas harmoniosamente
  7. Assegurar o controle do usuário sobre as alterações temporais do conteúdo
  8. Assegurar a acessibilidade direta de interfaces do usuário integradas
  9. Projetar páginas considerando a independência de dispositivos
  10. Utilizar soluções de transição
  11. Utilizar tecnologias e recomendações do W3C
  12. Fornecer informações de contexto e orientações.
  13. Fornecer mecanismos de navegação claros.
  14. Assegurar a clareza e a simplicidade dos documentos.

Referência

W3C BRASIL. Cartilha de Acessibilidade na Web. Disponível em: Acesso em: 21 de out. de 2014

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.