Composto de marketing
Merchandising e as ações de marketing no ponto de venda
A definição clássica de merchandising diz respeito a ações de marketing realizadas no ponto de venda, na presença do consumidor.
Publicado em:
18 de ago. de 2021
Atualizado em:
08 de ago. de 2022
Merchanding é tradicionalmente definido no campo do marketing como:
Operação de planejamento necessária para se colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, no tempo certo, em quantidade certa e a preço certo. (American Marketing Association)
São ações desempenhadas no Ponto-de-venda (PDV) com o objetivo de aumentar o giro de um determinado produto em um período específicos.
MARKETING = Ação no Mercado
MERCHANDISING = Ação na Mercadoria
Os principais tipos de Merchandising são:
Merchandising de Produto: Tem com objetivo atrair a atenção do consumidos para o produto. Envolve técnicas como:
- Design
- Embalagem
- Facing
- Empilhamento
- Exibitécnica
Merchandising de Ambientação: Envolve a maneira como o produto é exposto no ponto de vendas. Envolve preocupações como:
- Atmosfera/Ambiente
- Conforto
- Permanência
- Movimentação
- Sinalização
- Exploração dos 5 sentidos
Merchandising Promocional: Desenvolve ações promocionais dentro do ponto de venda com a utilização de técnicas como:
- Displays
- Stands
- Sampling (amostras grátis) ou Degustação
- Stickers e Floor Stickers (Adesivos)
- Stoppers e Tags
- Blimps e infláveis (balões)
- Mobiles Cartazes,
- Banners,
- Limunosos,
- Papéis (folders, panfletos) etc.