Composto de marketing

Merchandising e as ações de marketing no ponto de venda

A definição clássica de merchandising diz respeito a ações de marketing realizadas no ponto de venda, na presença do consumidor.

Publicado em: 18 de ago. de 2021
Atualizado em: 08 de ago. de 2022

Merchanding é tradicionalmente definido no campo do marketing como:

Operação de planejamento necessária para se colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, no tempo certo, em quantidade certa e a preço certo. (American Marketing Association)

São ações desempenhadas no Ponto-de-venda (PDV) com o objetivo de aumentar o giro de um determinado produto em um período específicos.

MARKETING = Ação no Mercado

MERCHANDISING = Ação na Mercadoria

Os principais tipos de Merchandising são:

Merchandising de Produto: Tem com objetivo atrair a atenção do consumidos para o produto. Envolve técnicas como:

  • Design
  • Embalagem
  • Facing
  • Empilhamento
  • Exibitécnica

Merchandising de Ambientação: Envolve a maneira como o produto é exposto no ponto de vendas. Envolve preocupações como:

  • Atmosfera/Ambiente
  • Conforto
  • Permanência
  • Movimentação
  • Sinalização
  • Exploração dos 5 sentidos

Merchandising Promocional: Desenvolve ações promocionais dentro do ponto de venda com a utilização de técnicas como:

  • Displays
  • Stands
  • Sampling (amostras grátis) ou Degustação
  • Stickers e Floor Stickers (Adesivos)
  • Stoppers e Tags
  • Blimps e infláveis (balões)
  • Mobiles Cartazes,
  • Banners,
  • Limunosos,
  • Papéis (folders, panfletos) etc.

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