Comportamento do consumidor
Respostas do consumidor
O consumidor é estimulado pelas ações de marketing e propaganda e responde a esses estímulos de modo progressivo.
Publicado em: 02 de jul. de 2021
Ao longo do Processo de Decisão de Compra o consumidor recebe estímulos de Marketing que buscam provocar um comportamento, evitando ou acentuando um fator de influência no momento da decisão. Tradicionalmente esses estímulos são pensados em quatro grupos:
Produto: em que são apresentadas ao consumidor sua variedade, qualidade, design, características, marca, embalagem, tamanhos, serviços, garantias, devoluções.
Preço: em que são apresentadas ao consumidor uma lista de preços, descontos, concessões, prazos e condições de pagamento.
Praça: em que são ofertados ao consumidor canais de distribuição, com uma determina cobertura, que se desdobram em pontos de venda, estoque, transporte...
Promoção: em que o consumidor é impactado por promoção de vendas, propaganda, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, marketing digital...
Respostas do Consumidor
A partir dos estímulos de Marketing, espera-se que o consumidor tenha uma resposta a eles. Essas respostas se dão em três níveis: afetivo, cognitivo e comportamental.
Resposta Cognitiva:
- Percepção e aprendizado do consumidor em relação à marca comunicada.
- Lembrança da marca (recall)
- Recordação da propaganda
Resposta Afetiva:
- Atitudes em relação à marca.
- Imagem da marca (percebida pelo consumidor)
- Preferência pela marca
- Intenção de compra (geração de desejo)
- Atitudes em relação à marca (defesa espontânea)
Resposta Comportamental:
- Atitudes em relação ao consumo.
- Hábitos de compra
- Satisfação/insatisfação
- Fidelidade à marca (repetição da compra)
Referências
SAMARA, Beatriz Santos; MORSCH, Marco Aurélio. Comportamento do consumidor: conceitos e casos. São Paulo Prentice Hall, 2005.