infoNauta

Crawler Detect

Inscreva-se:

Quando a única ferramenta que nós temos é um martelo...

Publicado em: 08/12/2015
Atualizado em em: 23/02/2016

Por: Sergio Mari Jr.

Categoria: Tweets ampliados
Comentários: 0

"Quanto a única ferramenta que nós temos é um martelo, vemos todos os problemas como pregos". Essa frase foi dita por Walter Longo em uma das edições de O Aprendiz em que ele participou e nunca mais saiu da minha mente. Não posso afirmar que a autoria seja dele, mas é a única referência que tenho.

Especialmente pelo contexto em que foi dita, a frase mexeu comigo. No programa, um jovem candidato trabalhava com mídia digital e em todas as tarefas do reality show ele propunha alguma solução envolvendo a criação de um site, panfletagem eletrônica, ou algo do tipo. Nas primeiras provas todo mundo achava genial, mas com o tempo saturou, a ponto do conselheiro Walter Longo dar esse veredito.

Desde então me policio todos os dias para não cair nessa armadilha. Gosto do digital, mas não quero que ele seja minha única ferramenta. Aliás, não quero que ele seja mais do que uma ferramenta, das muitas guardadas em minha caixinha. Ferramenta é meio, e não fim. Serve para um propósito, que deve vir de outro lugar.

Prefiro não trabalhar com uma coisa só, não estudar uma coisa só, não ser professor de uma coisa só... As vezes parece falta de foco, o que também me angustia, mas creio que, a longo prazo, tem sido uma boa escolha.

Os problemas dos meus clientes e os problemas que escolho estudar na academia são de natureza social, comunicacional, gerencial... Esse tem que ser o fim, o motivo, a essência... O digital pode ser uma das ferramentas para a promoção de uma mudança necessária, mas não a finalidade de todos os esforços. Mesmo sendo partidário de "O Meio é a Mensagem" (McLuhan), acredito que os lugares da ferramenta e do objeto devem ser resguardados.

O digital pelo digital não passará.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:



adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno artigo científico balanced scorecard banco central bitmap bsc cabernet sauvignon cedilha comunicação digital cibercultura comportamento do consumidor composto de marketing concorrência cultura da internet custo demanda desejo diferenciação email marketing endomarketing estratégia facebook forças competitivas gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva internet jornalismo linkedin livrista lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital merlot michael porter microambiente moeda comemorativa motivação mídia mídia digital mídias digitais mídias sociais necessidade numismática objetivos olimpiadas 2016 orkut photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 sem seo sites de busca twitter valor vinho virtual walter longo youtube