infoNauta

Sistema de Informação de Marketing (SIM)

Publicado em: 31/5/2019
Atualizado em em: 31/05/2019

Por: Sergio Mari Jr.

Comentários: 0

Atualmente a compreensão do papel do marketing para as organizações o colocam como algo muito mais abrangente do que um simples departamento ou uma função empresarial, que teria como objetivo gerar demanda para seus produtos.

Isso pode ser ilustrado pelo modo como Philip Kotler, principal autor da área, mudou sua abordagem nos últimos anos. Famoso por disseminar o modelo conhecido como 4 Ps (produto, preço, praça e promoção), nas últimas edições de seu livro "Administração de Marketing", dele defente uma completa renovação deste modelo. Ele agora defente o que tem sido chamado de os novos 4 Ps, em que os elementos de marketing seriam as pessoas, os processos, os programas e a performance.

Perceba que pessoas, processos, programas e performance são funções ou atividades que englobam toda a ação de uma organização. É como se toda a organização corroborasse para o esforço de marketing ou que o marketing fosse a totalidade da organização.

Partindo desse pressuposto, temos que todo Sistema de Informação utilizado pelas organizações colaboram, de certo modo, para a realização dos objetivos mercadológicos da organização, ou seja, todo esforço que a organização faz para registrar dados, transformá-los em informação e conhecimento, são, em última análise, um esforço de marketing.

Podemos então admitir que a gestão de marketing passa a ser a responsável por harmonizar todo um conjunto de ferramentas capazes de coletar, organizar, armazenar e processar dados e distribuí-los na forma de informação que gere conhecimento e facilite o processo de decisão. Este conjunto de ferramentas é conhecido como Sistema de Informação de Marketing (SIM).

Elementos do Sistema de Informação de Marketing (SIM)

O SIM compreende várias estratégias para o tratamento da informação, que podem ou não fazer o uso de sistemas informatizados. As principais estratégias e ferramentas que compõem um SIM são:

  • ERP - Enterprise Resource Planning
  • CRM - Customer Relationship Management
  • Pesquisas de Mercado

Sendo que os dois primeiros elementos, ERP e CRM, fazem parte do que costuma ser chamado Databased Marketing ou Marketing Baseado em Dados.

Sistema de Informação de Marketing

ERP: Enterprise Resource Planning

São Sistemas de Informação informatizados que visam integrar dados referentes a todos os processos relacionados à operação de uma empresa. Integra, por exemplo, sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas etc.

CRM: Customer Relationship Management

São sistemas informatizados que geram informações a partir das interações da empresa com seus clientes. São softwares para gerenciar o relacionamento com os clientes. Estas informações são apresentadas estrategicamente para subsidiar a tomada de decisões.

Pesquisas de Mercado

Pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisões ou solucionar problemas de empresários e empreendedores.

Segundo a Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado (ANEP), Pesquisa de Mercado é:

A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atitudes, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas.

Mattar (2000, p.15) traz outra definição que abrange melhor os diversos aspectos da Pesquisa de Marketing:

A pesquisa de marketing é a investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de dados com o objetivo de descobrir e(ou) descrever fatos e(ou) de verificar a existência de relações presumidas entre fatos (ou variáveis) referentes ao marketing de bens, serviços e ideias, e ao marketing como área do conhecimento de administração.

REFERÊNCIAS

BASTA, Darci; et. al. Fundamentos de Marketing. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

______. Administração de Marketing. 14.ed. São Paulo: Pearson Education, 2012.

MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing Edição Compacta. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2000.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:



Conheça o LeadLovers

Aumente as vendas do seu negócio físico ou online com automação de marketing digital

EXPERIMENTE AGORA


adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno artigo científico balanced scorecard banco central bitmap bsc cabernet sauvignon cedilha comunicação digital cibercultura ciência competitividade comportamento do consumidor composto de marketing concorrência cultura da internet custo demanda desejo diferenciação eleições email marketing endomarketing erp estratégia facebook forças competitivas futebol gestão do conhecimento gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva inteligência de marketing interatividade internet jornalismo linkedin livrista lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital meme memes merlot metodologia michael porter microambiente moeda comemorativa motivação mídia mídia digital mídias digitais mídias sociais necessidade numismática objetivos olimpiadas 2016 orkut pesquisa pesquisa qualitativa pesquisa quantitativa photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 sem seo sistemas de informação sites de busca twitter valor vinho virtual walter longo web youtube