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Revista Saúde em Destaque 12

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Editorial

Nesta edição continuamos com o artigo da PROMOÇÃO DA SAÚDE E A SAÚDE PÚBLICA: UMA TRAJETÓRIA DE CONCEITOS. Este histórico está respaldado no livro: Promoção da Saúde e Município Saudável – Marilena Gentile.

Importante refletir com nossos leitores a construção da cidadania com a estratégia da educação.

No Brasil, os contextos político, econômico e social impõem transformações, com vistas à construção de um modelo de Estado que reduza o enorme déficit institucional, tendo no cidadão o foco da ação pública; que assegure os direitos civis e sociais básicos à sociedade brasileira e que propicie desenvolvimento eqüitativo com inclusão social.

O conceito de políticas públicas saudáveis é histórico, sujeito à influência do contexto e à compreensão da sociedade, e hoje podemos entendê-lo como qualidade de vida, acesso à Educação, à moradia, ao lazer, à segurança, ao trabalho, ao saneamento básico, à saúde, ao transporte, sendo também um direito fundamental de todo ser humano. E essa concepção deve pautar, de forma de nitiva, a construção da cidadania no Brasil, que traz como diretrizes fundamentais a garantia da participação popular na de nição das políticas públicas e a participação da sociedade civil organizada enquanto responsabilidade social.

É preciso promover a conscientização da população para o reconhecimento das políticas públicas como direito, bem como o controle social e a participação solidária como estratégias na conquista de uma melhor qualidade de vida.

Nesse sentido, a necessidade de mudança faz da educação instrumento formador da consciência do sujeito socialmente responsável e elemento fundamental no contexto da atenção solidária.

No contexto, a educação é construída pelo sujeito na sua relação com os outros e com o mundo. É um instrumento de transformação social quando proporciona a formação do homem, o agente de mudança, crítico, criativo, re exivo, capaz de assumir no conjunto das lutas sociais a sua condição de agente ativo de transformação da sociedade e de si próprio na conquista de direitos e justiça social e na adoção de novas práticas de interlocução, participação e articulação das ações para além dos espaços institucionais.

A educação na construção da cidadania deve tornar-se um dos instrumentos de formação para uma nova cultura política de participação popular e de exercício de cidadania, de forma individual ou coletiva, na superação de desigualdades econômicas e sociais existentes, que restringem a melhoria da qualidade de vida.

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