infoNauta

Crawler Detect

Inscreva-se:

Revista Saúde em Destaque 08

Publicado em: 09/03/2016
Atualizado em em: 09/03/2016

Por: Sergio Mari Jr.

Comentários: 0

Editorial

No decorrer do processo de descentralização da saúde no Brasil o CONASEMS, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, tem desempenhado um papel de ator social preponderante no cenário da política de saúde.

A construção de um sistema de saúde no Brasil é um processo no qual a diretriz da descentralização das ações e serviços de saúde, vem se desenhando desde o movimento pela Reforma Sanitária na década de 70.

A proposta passa pelas experiências de medicina comunitária, pelos movimentos populares e avança no conhecido movimento municipalista.

O movimento municipalista cresce e amadurece de maneira articulada à conjuntura política nacional. Articulados aos movimentos progressistas da saúde, surgem os encontros dos setores de saúde dos municípios que ao mesmo tempo apontavam denúncias do autoritarismo e crise na saúde: modelo de assistência médica baseado na privatização, compra de serviços, exclusão das unidades públicas do sistema da prestação de serviços, centralismo decisório; formulavam propostas de superação do que denunciavam. Estes eventos municipalistas em saúde lançam as bases para a institucionalização do movimento.

Desde 1988, articulando e aglutinando forças e interesses relativos ao aprofundamento do processo de descentralização da saúde aos municípios brasileiros, o Conasems vem contribuindo para a construção de uma política de saúde ampliada, calcada no direito universal e democrático, bases de uma verdadeira cidadania. Participem do XXI Congresso do Conasems, em maio, na cidade de Cuiabá, no estado de Mato Grosso.

Seu navegador não possui um plugin para leitura de documentos PDF.
Para ler o documento clique aqui para baixar o arquivo.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:



adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno artigo científico balanced scorecard banco central bitmap bsc cabernet sauvignon cedilha comunicação digital cibercultura comportamento do consumidor composto de marketing concorrência cultura da internet custo demanda desejo diferenciação email marketing endomarketing estratégia facebook forças competitivas gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva internet jornalismo linkedin livrista lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital merlot michael porter microambiente moeda comemorativa motivação mídia mídia digital mídias digitais mídias sociais necessidade numismática objetivos olimpiadas 2016 orkut photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 sem seo sites de busca twitter valor vinho virtual walter longo youtube