infoNauta

Crawler Detect

Inscreva-se:

Desenvolvimento web em camadas

Publicado em:
Por:

Comentários: 0

Front-end e Back-end

Em gestão de projetos, FRONT-END se refere às etapas iniciais e BACK-END às etapas finais de um projeto.

Em informática FRONT-END pode ser compreendido como a parte do sistema que interage diretamente com o usuário enquanto que o BACK-END é a retaguarda do sistema, que interage com o hardware buscando tirar o melhor proveito da máquina.

Para o desenvolvimento de websites, FRONT-END se refere às etapas do desenvolvimento da interface, desde a criação até a sua conversão para um formato acessível pelos browsers. E BACK-END se refere às etapas de automação e programação das interações do website com bancos de dados e fontes externas de informação.

DESENVOLVEDOR FRONT-END ou DESENVOLVEDOR WEB é o nome da função desempenhada pelo profissional que atua nas etapas de criação do layout até a conversão dele para um formato acessível pelos browsers. Essa função pode tranquilamente ser desempenhada por profissionais de design, comunicação e marketing, além de programadores e analistas de sistemas.

DESENVOLVEDOR BACK-END ou PROGRAMADOR WEB é o nome da função desempenhada pelo profissional que atua na automação do website, desenvolvendo, por exemplo, ferramentas para facilitar a atualização do seu conteúdo por meio de banco de dados e linguagens de programação avançadas. Essa função é desempenhada preferencialmente por programadores e analistas de sistemas.

Metodologia de desenvolvimento

O principal desafio envolvendo o desenvolvimento de um website é a adequação entre as necessidades do cliente e o tempo necessário para produzi-lo.

Por isso é necessária a adoção de uma metodologia capaz de gerar os melhores resultados possíveis no prazo disponibilizado para cada projeto.

A maneira mais eficiente de se conseguir um bom equilíbrio entre essas duas necessidades é conseguir que, após o desenho do layout e sua aprovação pelo cliente, os esforços FRONT-END e BACK-END aconteçam de modo simultâneo, ou seja, que o DESENVOLVEDOR WEB e o PROGRAMADOR WEB possam trabalhar ao mesmo tempo em um mesmo projeto.

A técnica utilizada para se conseguir isso é o DESENVOLVIMENTO EM CAMADAS. Com ela, cada página do website é desenvolvida em quatro camadas que se sobrepõe formando o resultado final:

CONTEÚDO: Aplicação da linguagem de marcação de forma semanticamente correta para a demarcação de cada bloco de conteúdo previsto pelo layout.

FORMATAÇÃO: Aplicação das folhas de estilo para aplicação do layout sobre o conteúdo já demarcado.

COMPORTAMENTO: Melhorias na experiência do usuário, incorporando às páginas recursos de interação e reação às ações do usuário.

AUTOMAÇÃO: Criação de ferramentas que automatizem o gerenciamento das informações do website.

Linguagens e versões abordadas

Este manual aborda, para cada uma das etapas de metodologia de desenvolvimento, as seguintes linguagens:

Camada de Conteúdo

Para essa camada o objetivo é fazer a demarcação dos blocos de conteúdo propostos pelo planejamento e pelo layout do website. Para isso a principal linguagem utilizada é o HTML, que está em sua versão 5.

Camada de Formatação

Nesta camada o objetivo é formatar o conteúdo do modo como ele foi formatado na criação do layout. Para isso são utilizadas imagens e a linguagem CSS, que está em sua versão 3.

Camada de Comportamento

Nesta camada são incluídos movimentos e recursos de interação do usuário com o conteúdo, para melhorar sua experiência com o site. Para isso é utilizada a linguagem JAVASCRIPT e alguns framework JQUERY e seus plugins.

O uso do JAVASCRIPT deve ser feito de modo não obstrutivo, ou seja, caso browser não de suporte para ele ou o usuário opte por desativá-lo, não deve haver prejuízo no acesso às informações do site.

Camada de Automação

Esta camada envolve a automação do gerenciamento das informações do website, tanto por parte de usuários administradores quanto pelos visitantes do site. Para isso são utilizadas linguagens avançadas de programação, como o C#, Java ou PHP e banco de dados, como MsSQL ou MySQL.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:



adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno artigo científico balanced scorecard banco central bitmap bsc cabernet sauvignon cedilha comunicação digital cibercultura comportamento do consumidor composto de marketing concorrência cultura da internet custo demanda desejo diferenciação eleições email marketing endomarketing estratégia facebook forças competitivas gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva internet jornalismo linkedin livrista lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital memes merlot michael porter microambiente moeda comemorativa motivação mídia mídia digital mídias digitais mídias sociais necessidade numismática objetivos olimpiadas 2016 orkut photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 sem seo sites de busca twitter valor vinho virtual walter longo youtube