infoNauta

Crawler Detect

Inscreva-se:

População e Amostra

Publicado em: 26/02/2015
Atualizado em em: 26/02/2015

Por: Sergio Mari Jr.

Comentários: 0

População: é um conjunto de elementos que detém uma característica comum sobre o qual se deseja obter informações para se desenvolver alguma análise.

Amostra: é um conjunto reduzido da população que mantém todas as características essenciais da mesma. Uma boa amostra deve ser representativa e imparcial, ou seja, deve conter tudo o que uma população possui, respeitando-se as devidas proporções. O mecanismo de escolha dos elementos para compô-la deve permitir que todos tenham a mesma oportunidade (probabilidade) de ser escolhido.

TIPOS DE AMOSTRA:

CÁLCULO DO TAMANHO DA AMOSTRA

Para se calcular o tamanho de uma amostra, ou seja, o número necessário de pessoas a se entrevistar para que se obtenha a precisão estatística desejada, são levadas em conta as variáveis abaixo:

A. Amplitude do universo: Os universos de pesquisa podem ser FINITOS ou INFINITOS. Convencionou-se que os finitos são aqueles cujo número de elementos não excede a 100.000. Universos infinitos, por sua vez, são aqueles que apresentam elementos em número superior a esse.

B. Nível de confiança desejado: O nível de confiança de uma amostra refere-se à área da curva normal definida a partir dos desvios-padrão em relação à sua média. Significa qual a porcentagem da população estará representada na amostra.

1 desvio padrão = 68% de representatividade

2 desvios = 95,5% de representatividade

3 desvios = 99,7% de representatividade

C. Erro máximo permitido: Os resultados obtidos numa pesquisa elaborada a partir de amostras não são rigorosamente exatos em relação ao universo. Esses resultados apresentam sempre um erro de medição. Nas pesquisas sociais trabalha-se usualmente com uma estimativa de erro entre 3 e 5%. Quanto maior a amostra, menor a margem de erro. Porém, quando maior a amostra, mais complexa e dispendiosa a pesquisa se torna.

D. Percentagem com que o fenômeno se verifica: Quanto existe alguma informação prévia a respeito da resposta que se pretende encontrar, esta informação pode ser utilizada para diminuir o tamanho da amostra. Quando não é possível fazer esta estimativa, adota-se a probabilidade média de 50%.

Com estes 4 fatores podemos adotar uma fórmula matemática para o cálculo do tamanho da amostra ideal.

Para POPULAÇÃO FINITA, ou seja, quando a população pesquisada não supera 100.000 indivíduos, a fórmula para o cálculo do tamanho da amostra é a seguinte:

População finita

Onde:

Para POPULAÇÃO INFINITA, ou seja, quando a população pesquisada supera 100.000 indivíduos, a fórmula para o cálculo do tamanho da amostra é a seguinte:

População infinita

Onde:

LEMBRE-SE: Estes cálculos servem apenas para definir qual número de pessoas deve ser consultado em uma pesquisa quantitativa por amostragem. Para garantir o bom resultado da pesquisa este número deve ser utilizado em conjunto com um Tipo de Amostra. Caso o tipo utilizado seja a Amostra Estratificada Proporcional é mais importante saber QUEM do que QUANTAS pessoas participarão da pesquisa.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:



adobe agência de propaganda artigo científico banco central bitmap cabernet sauvignon cedilha comunicação digital comportamento do consumidor composto de marketing concorrência cultura da internet custo demanda desejo desnatamento diferenciação email marketing endomarketing estratégia facebook forças competitivas gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva internet jornalismo linkedin livrista lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital merlot michael porter microambiente moeda comemorativa motivação mídia mídia digital mídias sociais necessidade numismática olimpiadas 2016 orkut photoshop php planejamento planejamento estratégico preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 seo skimming twitter valor vinho walter longo youtube