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História da Internet

Publicado em: 23/10/2015
Atualizado em em: 18/02/2018

Por: Sergio Mari Jr.

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Segundo Manuel Castells, em 1962 sugiram as primeiras ideias que levariam ao que hoje conhecemos como internet.

Já em 1969 a Agência de Pesquisas e Projetos Avançados (Advanced Research Projects Agency), a ARPA, ligada ao Departamento de Defesa dos Estados Unidos conseguir pela primeira vez interligar computadores geograficamente distantes.

Era Militar (1960)

A motivação inicial para a criação da internet foi, portanto, militar. O mundo vivia a Guerra Fria e os países em geral tinham medo de serem atacados por seus inimigos. Culturalmente, os militares valorizam a disciplina, o respeito à hierarquia, a segurança e o sigilo das informações.

Era Acadêmica (1960-1980)

Para conseguir criar a Rede, a ARPA contou com Universidades e Centros de Pesquisas. Foram estas instituições que desenvolveram o DNA da internet. Nesta época algumas das principais tecnologias utilizadas até hoje na internet foram criadas, como o e-mail (1972) e o TCP-IP. Porém, a principal contribuição desta Era talvez não tenha sido de cunho tecnológico, mas sim cultural. Culturalmente os estudantes e acadêmicos americanos das décadas de 1960 e 1970 valorizavam os princípios hippies de liberdade de informação e expressão.

Em conformidade com a tradição da pesquisa universitária, os criadores da Arpanet envolveram estudantes de pós-graduação nas funções nucleares do projeto da rede, numa atmosfera totalmente relaxada do ponto de vista da segurança. Isso incluía o uso da Arpanet para conversas pessoais de estudantes e, segundo consta, discussões sobre oportunidades para compra de maconha. (CASTELLS, 2003)

Era Comercial (1990)

No início da década de 1990 a internet já era conhecida inclusive fora dos ambientes acadêmicos. Sugiram então empresas que “vendiam” o acesso à rede (provedores de acesso). Surgiram também empresas dos mais diversos setores com operações exclusivamente na internet (pontocom). Surgiu a publicidade online. O primeiro banner como usa-se até hoje foi veiculado em 1994 pela empresa AT&T. Culturalmente, a internet se voltou ao mundo dos Bussines e grandes volumes de capital especulativo passaram a ser investidos nas empresas pontocom. Isso acabou criando a chamada “Bolha digital”, que explodiu na virada do ano 1999 para 2000, quando o índice da Bolsa Nastaq despencou e várias empresas pontocom quebraram em poucas semanas (VIEIRA, 2003).

Para muitos o estouro as bolha especulativa em 2000 foi considerado quase que como o sepultamento da internet como algo popular. Contudo, foi justamente a partir deste episódio que a rede conseguiu se estabelecer como um acontecimento social irreversível e fundamental para a história da humanidade.

Era Midiática (2000)

Também chamada de Web 2.0. Com suas expectativas de lucro frustradas, os investidores deixaram de financiar o oferecimento de serviços online, fazendo com que outros caminhos para manter a rede em funcionamento fossem desenvolvidos. Culturalmente, enquanto na Era Comercial a palavra chave era o lucro, na Era Midiática o foco recai sobre a audiência que os usuários podem proporcionar a uma determinada informação. Nada mais midiático do que audiência! Audiência significa pessoas. Como gerar audiência na internet?

A Internet passou a ser encarada definitivamente como um meio de comunicação de massa cujo potencial está mexendo com os fundamentos de tudo nesse setor – do rádio à televisão, da mídia impressa ao cinema. (MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 2000).

Referências

CASTELLS, Manuel.  Galáxia da Internet. São Paulo: Jorge Zahar, 2003.

VIEIRA, Eduardo. Bastidores da Internet no Brasil. Barueri: Manole, 2003.


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