infoNauta

Crawler Detect

Inscreva-se:

Search Engine Optimization (SEO)

Publicado em: 17/04/2018
Atualizado em em: 23/05/2018

Por: Sergio Mari Jr.

Comentários: 0

Google

Para aparecer nas primeiras posições nos buscadores é importante a adoção de boas práticas ao desenvolver e manter um site.

Assim surgiu uma atividade chamada Search Engine Optimization (SEO), que significa a recomendação de melhorias em um site para que ele apareça melhor nos mecanismos de busca.

O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A consequência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca.

Cada mecanismo de busca adota uma metodologia própria para determina a importância de uma página. Essa metodologia normalmente é guardada a sete chaves, sendo que apenas alguns detalhes são revelados ao mercado. O Google, por exemplo, batiza sua classificação com nome de PageRank.

O PageRank é uma escala que vai de 0 a 10 e funciona geometricamente, ou seja, é mais fácil subir do nível 1 para o 4 do que do 6 para 7, por exemplo. Quanto maior o PageRank de uma página, mais próximo aos primeiros resultados ele irá aparecer.

O PageRank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links em outras páginas apontando para ela. Quanto mais links uma página tiver em outras boas páginas, melhor será sua nota.

Porém o PageRank não é o único critério utilizado pelo Google para determinar a posição em que um site aparecerá nos resultados. A seguir veremos alguns dos outros critérios que são levados em conta:

Observação: No dia 18 de abril de 2016 o Google deixou de exibir publicamente a informações sobre o PageRank de cada site.

O Google oferece algumas ferramentas úteis para monitorar o desempenho do SEO de seus sites:

Ferramentas para SEO

Webmaster Tools

Onde você pode monitorar a indexação das páginas do seu site, sua exibição nos resultados da busca e os cliques conquistados:

Endereço: https://www.google.com/webmasters/tools

PageSpeed Insights

Oferece informações sobre a velocidade de carregamento de uma página:

Endereço: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

Teste de compatibilidade com dispositivos móveis

Verifica se uma página está preparada para ser exibida em dispositivos móveis e com telas pequenas:

Endereço: https://search.google.com/test/mobile-friendly


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:



adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno artigo científico balanced scorecard banco central bitmap bsc cabernet sauvignon cedilha comunicação digital cibercultura comportamento do consumidor composto de marketing concorrência cultura da internet custo demanda desejo diferenciação email marketing endomarketing estratégia facebook forças competitivas gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva internet jornalismo linkedin livrista lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital merlot michael porter microambiente moeda comemorativa motivação mídia mídia digital mídias digitais mídias sociais necessidade numismática objetivos olimpiadas 2016 orkut photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 sem seo sites de busca twitter valor vinho virtual walter longo youtube