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Search Engine Optimization (SEO)

Publicado em: 17/4/2018
Atualizado em em: 23/05/2018

Por: Sergio Mari Jr.

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Google

Para aparecer nas primeiras posições nos buscadores é importante a adoção de boas práticas ao desenvolver e manter um site.

Assim surgiu uma atividade chamada Search Engine Optimization (SEO), que significa a recomendação de melhorias em um site para que ele apareça melhor nos mecanismos de busca.

O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A consequência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca.

Cada mecanismo de busca adota uma metodologia própria para determina a importância de uma página. Essa metodologia normalmente é guardada a sete chaves, sendo que apenas alguns detalhes são revelados ao mercado. O Google, por exemplo, batiza sua classificação com nome de PageRank.

O PageRank é uma escala que vai de 0 a 10 e funciona geometricamente, ou seja, é mais fácil subir do nível 1 para o 4 do que do 6 para 7, por exemplo. Quanto maior o PageRank de uma página, mais próximo aos primeiros resultados ele irá aparecer.

O PageRank mede a importância de uma página contabilizando a quantidade e qualidade de links em outras páginas apontando para ela. Quanto mais links uma página tiver em outras boas páginas, melhor será sua nota.

Porém o PageRank não é o único critério utilizado pelo Google para determinar a posição em que um site aparecerá nos resultados. A seguir veremos alguns dos outros critérios que são levados em conta:

  • Idade do site;
  • Frequência e regularidade com que o conteúdo é atualizado;
  • Tamanho dos textos;
  • Padrão de desenvolvimento adotado;
  • Exclusividade do conteúdo;
  • Relação entre o conteúdo e as expressões buscadas pelos usuários;
  • Frequência com que este conteúdo é procurado;
  • Estabilidade do site (tempo que fica disponível).

Observação: No dia 18 de abril de 2016 o Google deixou de exibir publicamente a informações sobre o PageRank de cada site.

O Google oferece algumas ferramentas úteis para monitorar o desempenho do SEO de seus sites:

Ferramentas para SEO

Webmaster Tools

Onde você pode monitorar a indexação das páginas do seu site, sua exibição nos resultados da busca e os cliques conquistados:

Endereço: https://www.google.com/webmasters/tools

PageSpeed Insights

Oferece informações sobre a velocidade de carregamento de uma página:

Endereço: https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/

Teste de compatibilidade com dispositivos móveis

Verifica se uma página está preparada para ser exibida em dispositivos móveis e com telas pequenas:

Endereço: https://search.google.com/test/mobile-friendly


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