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Marketing Digital no Instagram e Snapchat

Publicado em: 26/02/2016
Atualizado em em: 09/03/2016

Por: Sergio Mari Jr.

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O Instagram

O Instagram (http://www.instagram.com) é uma rede social de troca de fotos e vídeos curtos acessível por meio de um aplicativo para smartphones.

Instagram

Embora tenha mudado isso recentemente, uma de suas principais características quando foi lançado foi a limitação imposta a seus usuários em relação ao formato das fotos e vídeos, que obrigatoriamente tinham que ser quadrados, o que causava um elegante contrate com as telas em proporção 16:9 da maioria dos smartphones.

Outra característica marcante do serviço é a possibilidade de aplicar filtros às fotos antes de sua publicação adicionando efeitos que tornam as imagens mais interessantes.

Foi criado por Kevin Systrom (americano) e Mike Krieger (brasileiro) e lançado oficialmente em 6 de outubro de 2010.

Em 9 de abril de 2012 Mark Zuckerberg surpreendeu o mercado com o anúncio da compra do Instagram pelo Facebook, pelo preço de U$1 bilhão. Na ocasião o Facebook preparava seu IPO (oferta inicial de ações) e um negócio desse tamanho anunciado quase que de surpresa poderia prejudicar a confiança dos investidores na empresa.

Na ocasião o Instagram não tinha mais do que 15 milhões de usuários. No mesmo ano da venda chegou a 80 milhões e em fevereiro 2013 superou a marca de 100 milhões de usuários.

Presença online no Instagram

Os usuários podem criar contas independentes ou contas vinculadas ao Facebook diretamente no aplicativo. Com essa conta ele pode começar a publicar suas fotos e vídeos.

Além disso os usuários podem escolher outros usuários para seguir. Assim ele terá uma timeline onde verá todas as imagens publicadas pelos usuários que decidiu seguir em ordem cronológica, além de imagens patrocinadas publicadas por anunciantes. Ele tem ainda a opção de curtir ou comentar as imagens que gostar.

Marketing Digital no Instagram

O Instagram é uma excelente plataforma para o Marketing de Conteúdo com resultados orgânicos, principalmente para quem possui públicos afeitos a imagens e vídeos curtos.

Além disso é possível fazer postagens pagas, que aparecerão na timeline de usuários com o perfil desejado. Esses anúncios são feitos na plataforma do Facebook, por meio do endereço abaixo:

https://business.facebook.com/

Ao acessar essa página é possível criar uma campanha e escolher onde ele deve aparecer: Facebook ou Instagram.

Os anúncios basicamente são fotos e vídeos, nos mesmos moldes daqueles postados pelos usuários comuns, sem qualquer link ou chamada para ação.

Com isso essa estratégia é recomendada apenas quando o objetivo é branding, ou a geração de recall para uma marca ou produto.

O Snapchat

O Snapchat é uma rede social de troca de imagens acessível por meio de um aplicativo para smartphones criado por Evan Spiegel, Bobby Murphy e Reggie Brown, estudantes da Universidade Stanford, lançado em maio de 2012.

Com o aplicativo o usuário pode selecionar amigos que deseja seguir e passa a poder trocar imagens com eles.

As imagens (fotos ou vídeos) são publicadas com um tempo de duração ou existência, que pode variar entre 1 e 10 segundos, definido no momento de sua publicação. Quando a imagem é visualizada por um de seus destinatários ela fica visível apenas por esse tempo e depois é apagada inclusive dos servidores do aplicativo.

Essas funcionalidade fez com que o serviço se tornasse muito popular principalmente entre os jovens, que acreditavam poder publicar fotos sem que houvessem consequências posteriores, afinal elas logo desapareceriam.

Há muito pouca informação sobre o alcance do aplicativo, uma vez que ele é muito novo, mas por muito tempo ele figurou entre os 10 mais populares da iTunes.

É possível fazer ações pagas de marketing digital na plataforma, porém os formatos e a efetividade desses anúncios ainda geram muitas dúvidas, afugentando possíveis anunciantes.


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