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Marketing Digital no YouTube e Google Plus

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YouTube e Google Plus são ferramentas da Alphabet Inc., mesma empresa que controle o maior site de buscas do mundo, o Google. A empresa foi criada em 10 de agosto de 2015 como uma holding para integrar todas as empresas relacionadas ao Google.

A Alphabet disputa com a Apple o posto de empresa mais valiosa do mundo. Em fevereiro de 2016 seu valor de mercado chegou a U$568 bilhões, contra U$535 bilhões de valor de mercado da Apple.

O YouTube

O YouTube é um site para hospedagem e compartilhamento de vídeos. Foi pioneiro na internet nessa função e por isso rapidamente se tornou muito importante. Antes dele os vídeos eram muito raros na web pois hospedar e transmitir as grandes quantidades de dados que eles exigem era praticamente inviável.

Foi lançado em 14 de fevereiro de 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, todos ex funcionários da PayPal. Em outubro de 2006 foi vendido para o Google por U$1,65 bilhões.

Além de ser o site de hospedagem de vídeos mais utilizado na internet, ele possui também o segundo sistema de buscas mais utilizado da internet, ficando atrás apenas do próprio Google. Essa informação mostra o quanto os resultados orgânicos são importantes em uma estratégia de Marketing de Conteúdo que utilize o YouTube como plataforma.

Segundo informações divulgadas pelo próprio site, ele tem mais de um bilhão de usuários ativos, gerando milhões de horas assistidas e bilhões de visualizações de páginas diariamente.

O número de horas de visualização de vídeos  no YouTube cresce 60% a cada ano e o número de pessoas acessam o site por dia cresceu 40% ao ano desde 2014. Esses números mostram que o site é uma tendência na internet e está se tornando cada vez mais popular.

Em novembro de 2014 o site lançou uma versão paga do seu serviço chamada YouTube Red. Os assinantes assistem aos vídeos sem a exibição de anúncios publicitários, além de terem acesso à canais e conteúdos exclusivos.

O Google Plus

O Google Plus, ou simplesmente G+, é um serviço de compartilhamento de informações que se aproxima muito de uma rede social. Embora o Google não o venda como uma rede social, na prática, é o que ele parece ser.

Foi lançado em 28 de junho de 2011 quando o Orkut, antiga rede social mantida pelo Google já caia em desuso. Estima-se que atualmente tenha entre 150 e 200 milhões de usuário ativos.

Seu objetivo é reunir informações sobre pessoas e empresas. Pessoas podem criar perfis e empresas podem criar páginas.

Em 2015 o Google Plus passou por uma reformulação e foi redesenhado para privilegiar dois aspectos da participação dos usuários na rede: coleções e comunidades.

As Coleções são espaços em que os usuários podem publicar conteúdos sobre um determinado assunto ou compartilhar conteúdos de terceiros sobre esse mesmo tema.

Comunidades são espaços parecidos com os conhecidos fóruns de discussão em que os usuários podem interagir em torno de algum tema, colaborando com os demais e contribuindo para o crescimento da comunidade.

Nova Interface do Google Plus

Estratégias de Marketing Digital no YouTube e Google Plus

Embora o YouTube seja mais abrangente nesse quesito, pois ele permite ações mais estruturadas de Marketing Digital por meio do Google Words e propagandas no formato de vídeo, a estratégia que se destaca nessas duas ferramentas é o Marketing de Conteúdo.

O YouTube é uma boa opção para quem cria conteúdo e quer gerar resultados a partir dele. Caso consiga aparecer nos resultados orgânicos das busca dos usuários, um vídeo postado no site pode ter muitos acessos, e ser decisivo em estratégias desse tipo.

No Google Plus ações estruturadas de Marketing Digital ainda são muito insipientes, mas acredita- se que a nova interface, que privilegia os conteúdos e as interações em fóruns, irá criar novas possibilidades nesse sentido.


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