infoNauta

Storytelling: Narrativas universais

Publicado em: 19/10/2017
Atualizado em em: 20/03/2018

Por: Sergio Mari Jr.

Comentários: 0

Era uma vez...

Alguns enredos se repetem, ou seja, algumas estruturas narrativas são utilizadas há muito tempo, repetidas vezes, para contar diferentes histórias.

Conhecer essas estruturas ajuda a construir histórias de fácil compreensão e aceitação. As pessoas gostam desses enredos! Vamos conhecer 7 deles.

1. O herói relutante

  1. Havia um problema e você descobriu como resolvê-lo ou um segredo que você soube antes dos outros.
  2. Alguns amigos souberam e espalharam a informação.
  3. Muitas pessoas aparecem para pedir sua ajuda.
  4. Você reluta, pois é uma pessoa comum e que possui muitas falhas, como todas as outras.

2. O inimígo público comum

Essa narrativa pode tomar diversas formas, como por exemplo:

  1. Se você não faz parte do nosso grupo, então é nosso inimigo.
  2. Nós contra ”eles”.
  3. Há segredos que ”eles” não querem que você saiba.
  4. Não é culpa sua... (embora talvez seja).
  5. Se liga, você não é um ”deles”.

3. Somos parecidos

  1. Eu e você somos muito parecidos. Eu te entendo!
  2. Você encontra evidências de que pode acreditar que eu realmente te entendo, pois vivi traumas semelhantes.
  3. Temos os mesmos sonhos e, principalmente, os mesmos medos.
  4. Eu encontrei uma solução para esses medos que permite que vivamos os nossos sonhos.
  5. Vou compartilhá-la com você.

4. Do fracasso ao sucesso

  1. Há um problema pontual e bem conhecido.
  2. Sua vida era muito diferente (para melhor) antes desse problema acontecer.
  3. Você conseguiu superar o problema (com muito esforço, com a ajuda de alguém ou a partir de alguma descoberta).
  4. Isso revolucionou a sua vida, mas você continua sendo uma pessoa comum.
  5. Agora quer mostrar para as outras pessoas como elas também podem superar o problema.

5. A jornada do idiota

  1. Uma história de lutas e dificuldades.
  2. Muitos erros pelo caminho.
  3. Cada erro expõe uma fragilidade (foco em comportamentos destrutivos).
  4. Mas um dia... Um único acerto mudou tudo.
  5. Diga aos outros que eles também podem se superar, apesar dos erros e dificuldades.

6. A jornada do herói

  1. Você levava uma vida normal, até que recebe um chamado.
  2. Você resiste ao chamado, pois não se considera capaz.
  3. Procura um mentor, um conselheiro...
  4. Aceita a missão.
  5. Enfrenta diversos inimigos obstáculos.
  6. No final se supera e cumpre o desafio.
  7. volta para a vida normal.

7. O Framework da Pixar

  1. Era uma vez...
  2. Todos os dias...
  3. Até que um dia...
  4. Por causa disso...
  5. Por causa disso...
  6. Até que por fim...
  7. Desde então...

Quantas e quantas histórias já ouvimos seguindo pelo menos um desses roteiros, não é mesmo?


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:




adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno balanced scorecard bitmap branding bsc cibercultura ciência competitividade comportamento do consumidor composto de marketing comunicação concorrência custo demanda desejo diferenciação email marketing endomarketing erp estratégia facebook forças competitivas gestão do conhecimento gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva inteligência de marketing internet jornalismo linkedin lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital metodologia michael porter microambiente motivação necessidade objetivos pesquisa pesquisa qualitativa pesquisa quantitativa photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico posicionamento preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade redes sociais relações públicas relevância reputação sem seo sistemas de informação sites de busca twitter valor virtual youtube