infoNauta

Crawler Detect

Inscreva-se:

Storytelling: Narrativas universais

Publicado em:
Por:

Comentários: 0

Era uma vez...

Alguns enredos se repetem, ou seja, algumas estruturas narrativas são utilizadas há muito tempo, repetidas vezes, para contar diferentes histórias.

Conhecer essas estruturas ajuda a construir histórias de fácil compreensão e aceitação. As pessoas gostam desses enredos! Vamos conhecer 7 deles.

1. O herói relutante

  1. Havia um problema e você descobriu como resolvê-lo ou um segredo que você soube antes dos outros.
  2. Alguns amigos souberam e espalharam a informação.
  3. Muitas pessoas aparecem para pedir sua ajuda.
  4. Você reluta, pois é uma pessoa comum e que possui muitas falhas, como todas as outras.

2. O inimígo público comum

Essa narrativa pode tomar diversas formas, como por exemplo:

  1. Se você não faz parte do nosso grupo, então é nosso inimigo.
  2. Nós contra ”eles”.
  3. Há segredos que ”eles” não querem que você saiba.
  4. Não é culpa sua... (embora talvez seja).
  5. Se liga, você não é um ”deles”.

3. Somos parecidos

  1. Eu e você somos muito parecidos. Eu te entendo!
  2. Você encontra evidências de que pode acreditar que eu realmente te entendo, pois vivi traumas semelhantes.
  3. Temos os mesmos sonhos e, principalmente, os mesmos medos.
  4. Eu encontrei uma solução para esses medos que permite que vivamos os nossos sonhos.
  5. Vou compartilhá-la com você.

4. Do fracasso ao sucesso

  1. Há um problema pontual e bem conhecido.
  2. Sua vida era muito diferente (para melhor) antes desse problema acontecer.
  3. Você conseguiu superar o problema (com muito esforço, com a ajuda de alguém ou a partir de alguma descoberta).
  4. Isso revolucionou a sua vida, mas você continua sendo uma pessoa comum.
  5. Agora quer mostrar para as outras pessoas como elas também podem superar o problema.

5. A jornada do idiota

  1. Uma história de lutas e dificuldades.
  2. Muitos erros pelo caminho.
  3. Cada erro expõe uma fragilidade (foco em comportamentos destrutivos).
  4. Mas um dia... Um único acerto mudou tudo.
  5. Diga aos outros que eles também podem se superar, apesar dos erros e dificuldades.

6. A jornada do herói

  1. Você levava uma vida normal, até que recebe um chamado.
  2. Você resiste ao chamado, pois não se considera capaz.
  3. Procura um mentor, um conselheiro...
  4. Aceita a missão.
  5. Enfrenta diversos inimigos obstáculos.
  6. No final se supera e cumpre o desafio.
  7. volta para a vida normal.

7. O Framework da Pixar

  1. Era uma vez...
  2. Todos os dias...
  3. Até que um dia...
  4. Por causa disso...
  5. Por causa disso...
  6. Até que por fim...
  7. Desde então...

Quantas e quantas histórias já ouvimos seguindo pelo menos um desses roteiros, não é mesmo?


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:



adobe agência de propaganda ambiente de marketing ambiente externo ambiente interno artigo científico balanced scorecard banco central bitmap bsc cabernet sauvignon cedilha comunicação digital cibercultura comportamento do consumidor composto de marketing concorrência cultura da internet custo demanda desejo diferenciação eleições email marketing endomarketing estratégia facebook forças competitivas gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva internet jornalismo linkedin livrista lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital memes merlot michael porter microambiente moeda comemorativa motivação mídia mídia digital mídias digitais mídias sociais necessidade numismática objetivos olimpiadas 2016 orkut photoshop php pierre levy planejamento planejamento estratégico preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 sem seo sites de busca twitter valor vinho virtual walter longo youtube