Marketing digital

Redes Sociais na Internet

O que são redes sociais na internet, qual o papel da tecnologia e das pessoas em sua criação

Publicado em: 05 de fev. de 2016
Atualizado em: 21 de fev. de 2023

Embora as possibilidades de interatividade e de comunicação simultânea e de duas vias entre várias pessoas existam desde o início da internet, as mudanças culturais da Era Midiática ou Web 2.0 fizeram estas características aflorarem.

Ferramentas capazes de criar Ambientes de Socialização na internet são cada vez mais comuns e ao colocarem os usuários em contato permitem a formação de grupos que se assemelham aos que temos fora da rede.

Aqui começam a se delinear duas tendências para a utilização de computadores na comunicação: na primeira a tecnologia serve para a cooperação, na outra, objetiva a colaboração. A cooperação é por natureza estática, propicia a discussão a respeito de um problema definido e compartilha as tarefas relacionadas à solução do mesmo. Colaboração é um processo dinâmico, cuja meta é chegar a um resultado novo (...) a partir das competências diferenciadas dos indivíduos ou grupos envolvidos. (SPYER, 2007)

Assim com nos grupos sociais de fora da internet, nas Comunidades Online seus membros zelam pelo ambiente comum, defendem os demais membros e estabelecem uma relação de poder e liderança baseada na reputação que cada um conquista ao colaborar e cooperar. Quem colabora e coopera mais, pode mais.

Componentes de uma rede social

Raquel Recuero afirma que as redes sociais são constituídas de dois elementos principais: os atores e suas conexões, de tal modo que para compreendê-las é necessário investigar

[...] como as estruturas sociais surgem, de que tipo são, como são compostas através da comunicação medida pelo computador e como essas interações são capazes de gear fluxos de informações e trocas sociais que impactam essas estruturas (2009, p.24).

Os atores são as pessoas envolvidas com a rede e as conexões são construídas por meio dos laços sociais criados pelas interações entre eles.

Como seu objetivo é gerenciar as conexões sociais dos atores que delas participam, modo geral as redes sociais digitais possuem mecanismos que operam por meio de indicadores de reputação.

A intensão é que os participantes possam “ganhar pontos” conforme a relevância de sua identidade e de sua atuação na rede. Assim, os demais participantes poderiam identificar os usuários mais qualificados ou com maior prestígio na rede.

Por exemplo, no Linkedin os vínculos de amizade são chamados de conexões e os usuários podem receber recomendações profissionais das pessoas aos quais está ligada. Dessa forma, além da qualidade do currículo, a quantidade de conexões e de recomendações recebidas por um usuário servem de indicativo da qualidade de sua atuação no mercado de trabalho. No Twitter, cada usuário pode optar por acompanhar ou seguir as publicações feitas por outros usuários. Esses seguidores representam a audiência que cada indivíduo consegue atrair para suas publicações, por isso, o número de seguidores conquistados representam o principal indicativo do seu prestígio na rede. Além desse indicador, também é possível avaliar a reputação de um usuário por meio do número e da frequência de postagens que costuma fazer, além dos compartilhamentos e replicações feitas por seus seguidores a partir de suas mensagens.

Para os indivíduos, a busca por esses “pontos sociais” que aumentam sua popularidade em cada uma das redes é estimulante e, para os usuários mais assíduos, acaba se tornando uma espécie de jogo online que o mantém ativo e participante nos processos de colaboração e cooperação que acontecem nessas redes.

Spyer (2007), citando pesquisa realizada por Kollock, apresenta algumas motivações que são estimuladas pelas redes sociais, sendo elas: a expectativa de reciprocidade, que faz com que um indivíduo contribua com a solução de problemas de outros usuários esperando que, quando vier a necessitar de ajuda, também possa recebê-la gratuitamente; a busca por prestígio, que pode inclusive culminar com a aquisição de alguns “títulos” perante o grupo, como coordenador, moderador ou líder; o incentivo social, ou seja, as novas possibilidades de contato social que a colaboração com os grupos pode oferecer, afinal, interagir socialmente pode implicar em um incremento em seus círculos de relacionamento e, por fim o incentivo moral, que diz respeito ao prazer que as pessoas encontram em ser úteis, em ajudar, e na prática de boas ações.

Seja qual for a motivação, ao interagir por meio das redes sociais o indivíduo acumula pontos conforme a estrutura do sistema de cada um deles que permitem tornar evidentes para os demais atores o seu prestígio na rede. Ou seja, esses pontos permitem construir alguma coisa muito parecida com o que conhecemos como reputação. Quanto mais conquistas um usuário tem nas redes sociais, melhor ele é visto pelos demais.

Referências

MARI JR., Sergio. O Jogo da Reputação Empresarial: a identidade corporativa nas Redes Sociais. In: MATTOS, Celso de; CAMARGO, Hertz Wendel de (orgs). Assessoria de Comunicação. Londrina: Syntagma, 2012.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

SPYER, Juliano. Conectado. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2007.

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