infoNauta

Crawler Detect

Inscreva-se:

O conceito de estratégia

Publicado em: 31/07/2017
Atualizado em em: 31/07/2017

Por: Sergio Mari Jr.

Comentários: 0

É difícil encontrar uma definição que em poucas palavras dê conta de resumir tudo ao que diz respeito o conceito de estratégia. O certo é que a expressão tem origem militar e significa etimologicamente “liderar o exército” ou "poder de comando sobre os estratos inferiores de uma tropa". Representa a “arte de comando desempenhada pelo general”.

Com o tempo, o termo passou a ser utilizado também pelos governos e, mais recentemente, pela empresa, ganhando novos significados. Nas empresas estratégia diz respeito a seus esforços para pensar, formalizar e colocar em prática ações que antecipem o futuro buscando melhores resultados.

Definições de Estratégia para as Empresas

Vejamos como alguns autores a definem:

  • É um comportamento global e sistêmico da empresa.
  • Representa o comportamento de uma empresa diante de seu ambiente externo.
  • Está focada no futuro; isto é, no longo prazo.
  • É discutida, formulada, definida e decidida no nível institucional da empresa.
  • A execução da estratégia requer esforço conjugado de todos os níveis e participantes da organização.
  • Significa sempre um movimento de mudança organizacional.
  • Deve ser definida em um planejamento estratégico. (CHIAVENATO, 2007)

Como a estratégia pressupõe sua formalização, ou sua definição em um Planejamento Estratégico, ela acaba por se evidenciar por meio de um padrão de comportamento, uma uniformidade de discurso, em que toda a organização se coloca a trabalhar pelos mesmos objetivos.

Estratégia é o padrão de alocação de recursos que permite às empresas manterem ou melhorarem o seu desempenho. (BARNEY, 1996)

Estratégia é um padrão, isto é, consistência em comportamento ao longo do tempo. (MINTZBERG, et al, 2000)

Estratégia envolve um olhar para o futuro e a criação de soluções que possibilitem chegar nesse futuro em melhor situação que a atual. Essas soluções podem ser produtos, mercados processos...

Estratégias são decisões antecipadas que envolvem produtos, mercados e processos organizacionais, com a finalidade de obterem-se resultados socioeconômicos. (BULGACOV, et al, 2007)

Além disso estratégia também se relaciona às respostas que as empresas precisam dar às mudanças que ocorrem em seu ambiente de atuação.

A estratégia mais adequada seria aquela que neutraliza as ameaças e explora as oportunidades, ao mesmo tempo em que minimiza as fraquezas internas. (BULGACOV et al., 2007)

Referências

BARNEY, J.B. Gaining and Sustaining Competitive Advantage. Reading: Adsdison-Wesley, 1996.

BULGACOV, S.; SOUZA, Q.R.; PROHMANN, J.I.P.; COSER, C.; BARANIUK, J. Administração Estratégica: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática. 4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000.


Comentários

Seja o primeiro a comentar!

Faça seu comentário

Repita os caracteres no campo abaixo:



adobe agência de propaganda artigo científico banco central bitmap cabernet sauvignon cedilha comunicação digital comportamento do consumidor composto de marketing concorrência cultura da internet custo demanda desejo desnatamento diferenciação email marketing endomarketing estratégia facebook forças competitivas gestão estratégica google html illustrator imagens digitais indesign inovação instagram inteligência coletiva internet jornalismo linkedin livrista lucro macroambiente marca mark-up marketing marketing de conteúdo marketing digital merlot michael porter microambiente moeda comemorativa motivação mídia mídia digital mídias sociais necessidade numismática olimpiadas 2016 orkut photoshop php planejamento planejamento estratégico preço produto programação promoção propaganda propagação viral publicidade real redes sociais relações públicas relevância reputação rio 2016 seo skimming twitter valor vinho walter longo youtube