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O conceito de estratégia

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É difícil encontrar uma definição que em poucas palavras dê conta de resumir tudo ao que diz respeito o conceito de estratégia. O certo é que a expressão tem origem militar e significa etimologicamente "liderar o exército" ou "poder de comando sobre os estratos inferiores de uma tropa". Representa a "arte de comando desempenhada pelo general".

Com o tempo, o termo passou a ser utilizado também pelos governos e, mais recentemente, no mundo dos esportes e também pelas empresas, ganhando novos significados. Nas empresas estratégia diz respeito a seus esforços para pensar, formalizar e colocar em prática ações que antecipem o futuro buscando melhores resultados.

Definições de Estratégia para as Empresas

Não é possível estabelecer uma única definição de estratégia. Então, vejamos como alguns autores definem o que é estratégia.

Idalberto Chiavenato, ums dos principais autores brasileiros sobre Administração de Empresas, apresenta uma lista de características que podem ser associadas ao conceito de estratégia. Destaca-se dessa lista a ideia de que a existência de uma estratégia gera um comportamento coletivo na empresa; a relação da estratégia com o futuro; e o papel de cada um dos níveis da organização em relação à estratégia:

  • É um comportamento global e sistêmico da empresa.
  • Representa o comportamento de uma empresa diante de seu ambiente externo.
  • Está focada no futuro; isto é, no longo prazo.
  • É discutida, formulada, definida e decidida no nível institucional da empresa.
  • A execução da estratégia requer esforço conjugado de todos os níveis e participantes da organização.
  • Significa sempre um movimento de mudança organizacional.
  • Deve ser definida em um planejamento estratégico. (CHIAVENATO, 2007)

Como a estratégia pressupõe sua formalização, ou sua definição em um Planejamento Estratégico, ela acaba por se evidenciar por meio de um padrão de comportamento, uma uniformidade de discurso, em que toda a organização se coloca a trabalhar pelos mesmos objetivos.

Estratégia é um padrão, isto é, consistência em comportamento ao longo do tempo. (MINTZBERG, et al, 2000)

É parte essencial da formulação de uma estratégia a tomada de decisão a respeito do que será feito com os recursos de uma organização. Em geral, exércitos, governos e empresas possuem uma certa quantidade de recursos (pessoas, dinheiro, máquinas, equipamentos, instalações físicas, matéria prima etc.), que nem sempre é suficiente para resolver todos os problemas ou realizar tudo aquilo que se deseja imediatamente.

O estrategista deve, então, estabelecer prioridades, decidindo quais problemas devem ser resolvidos ou quais realizações devem ser postas em prática imediatamente e quais podem ficar em segundo plano. As questões que forem escolhidas como prioridade devem receber mais recursos por parte do estrategista.

Estratégia é o padrão de alocação de recursos que permite às empresas manterem ou melhorarem o seu desempenho. (BARNEY, 1996)

Não é possível planejar o passado e não faz sentido tentar planejar o presente. Portanto, estratégia envolve sempre um olhar para o futuro e a criação de soluções que possibilitem chegar nesse futuro em melhor situação que a atual. Essas soluções podem ser produtos, mercados processos...

Estratégias são decisões antecipadas que envolvem produtos, mercados e processos organizacionais, com a finalidade de obterem-se resultados socioeconômicos. (BULGACOV, et al, 2007)

Além disso estratégia também se relaciona às respostas que as empresas precisam dar às mudanças que ocorrem em seu ambiente de atuação.

A estratégia mais adequada seria aquela que neutraliza as ameaças e explora as oportunidades, ao mesmo tempo em que minimiza as fraquezas internas. (BULGACOV et al., 2007)

Referências

BARNEY, J.B. Gaining and Sustaining Competitive Advantage. Reading: Adsdison-Wesley, 1996.

BULGACOV, S.; SOUZA, Q.R.; PROHMANN, J.I.P.; COSER, C.; BARANIUK, J. Administração Estratégica: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática. 4.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

MINTZBERG, H.; AHLSTRAND, B.; LAMPEL, J. Safári de Estratégia. Porto Alegre: Bookman, 2000.


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