Gestão estratégica

Objetivos, metas, indicadores e KPIs

Qual a diferença entre objetivos e metas? O que são indicadores? Como posso determinar cada um esses dispositivos de gestão estratégica?

Publicado em: 22 de mai. de 2018
Atualizado em: 29 de set. de 2021

Objetivos, Metas, Indicadores e KPIs são conceitos recorrentes no contexto da gestão estratética. Desde o início da concepção de um Planejamento Estratégico, até a definição mais objetivas das ações de uma empresa por meio de seu Balanced Scorecard e seu mapa estratético será importante definir objetivos, metas e indicadores.

Mas qual a diferença entre objetivos e metas? O que são indicadores? Como posso determinar cada um esses dispositivos de gestão estratégica?

O que são objetivos estratégicos?

No contexto da gestão estratégica, objetivos estratégicos da empresa são os dispositivos que vêm logo a após a definição de um planejamento estratético. No planejamento definimos coisas mais abstratas, intangíveis, impessoais e de longo prazo. A definição de objetivos é o primeiro passo para tornar essas decisões mais concretas e operacionais.

Podemos compreender os objetivos como uma derivação da MISSÃO e da VISÃO de uma empresa. A visão, em si, já é um objetivo, porém bastante abstrato e distante. Os objetivos são como subsivisões da visão em etapas menores. Desse modo, ao atingir todos os seus objetivos a empresa estaria também atingindo sua visão estratética.

Não há um número ideal de objetivos. Eles devem ser tantos quantos necessários para a conquista da visão e não podem ser mais do que a capacidade da empresa para executá-los.

A redação de um objetivo deve começar com um verbo no infinitivo. Isso indica ação e cumpre o propósito de colocar a empresa em movimento. Esses são alguns verbos que costumam figurar no início da redação de um objetivo:

Conquistar, ampliar, expandir, aumentar, diminuir, promover, elaborar, disseminar, incrementar, inovar, cultivar, educar, aprender, estabelecer, organizar, estruturar, comunicar, compartilhar, envolver, interagir etc...

Esses são alguns exemplos de objetivos estratégicos de uma empresa:

  • Aumentar o faturamento
  • Diminuir os custos
  • Ampliar a margem de lucro
  • Eliminar falhas de atendimento
  • Lançar novos produtos
  • Educar o cliente

O que são metas?

Metas são a tradução dos objetivos em quantidades, prazos, disponibilidade, ou qualquer outra coisa que seja concretamente mensurável.

Se uma empresa tem como objetivo aumentar o faturamento, é necessário estabelecer como meta o quanto e quando ela quer que seu faturamento aumente. Veja esse exemplo de meta empresarial associada a um objetivo estratético:

Objetivo: Aumentar o faturamento.

Meta: 20% em relação ao ano anterior.

Uma boa técnica para a criação e redação de metas é conhecido como metas SMART. A a palavra smart significa algo como "inteligente" em inglês. Mas aqui ela é um acrônimo, sendo cada letra a inicial de uma característica que uma boa meta deve ter:

S: Specific ou específica

M: Measurable ou mensurável

A: Attainable ou atingível

R: Relevant ou relevante

T: Time based, ou temporal

Esses são alguns exemplos de redação de metas que podem ser consideras SMART:

Abrir duas novas unidades próprias de fabricação até o ano de 2019.

Ampliar o market share da empresa de 8% para 12% nos próximos 12 meses.

O que são indicadores estratégicos?

Como visto, faz parte da ideia de Metas SMART que elas sejam mensuráveis. Um modo de conseguir isso é atrelar cada valor estabelecido em uma meta a um indicador para permitir sua gestão estratégica. O que concretamente precisa ser medido para que se possa acompanhar o cumprimento (ou não) da meta?

Se sua meta é, por exemplo, aumentar o faturamento, o indicador utilizado para acompanhar a meta é, óbvio, o faturamento da empresa. Se a meta é aumentar a produção, o indicador utilizado para acompanhar a meta certamente será algo como o número de unidades fabricadas.

Indicadores também costumam ser chamados de métricas e um bom indicador costuma ser algo que possa ser acompanhado por meio de um gráfico ou algum outro recurso visual.

São exemplos de indicadores estratégicos:

  • Faturamento
  • Custos fixo
  • Custo variável
  • Número de unidades vendidas
  • Custo de aquisição
  • Margem de lucro
  • Margem de contribuição
  • Número de consumidores atendidos
  • Número de pessoas impactadas por uma ação

KPIs - Key Performance Indicator ou Indicadores Chave de Performance

Por fim, existe ainda a possibilidade de estabelecer-se os chamados KPIs (Key Performance Indicador), ou Indicadores Chave de Desempenho.

KPIs não são muito diferentes dos indicadores como descritos anteriormente. O que os difere é que são destacados como os indicadores mais importantes para uma empresa, de modo que acompanhar esses indicadores revelem uma boa medida do desempenho geral da sua estratégia.

Também é comum que os KPIs sejam insicadores mais complexos ou que sejam formados por uma combinação de outros indicadores comuns.

Por exemplo, em estratégias de vendas é comum ter como KPI o chamado Ticket Médio. Para se chegar a esse indicador é necessário fazer a combinação de outros dois indicadores: Receita ou Faturamento Total da empresa e o Número Total de Vendas. O Ticket Médio é obtido pela divisão do Faturamento Total pelo Número Total de Vendas. Se em um determinado período uma empresa faturou R$ 10.000,00 em um total de 20 vendas, temos que seu Ticket Médio foi de R$ 500,00.

Outro exemplo: em estratégias de Marketing Digital é comum que se use como KPI a chamada Taxa de Conversão. Essa taxa é obtida pelo cruzamento de dois outros indicadores: o Número de Visitas e o Total de Vendas. Se um site de comércio eletrônico recebeu em um determinado período 1.000 visitas à página de um determinado produto e realizou 30 vendas a partir dessas visitas, temos que sua taxa de conversão foi de 3%.

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.